Câmaras Municipais de Campinas e de Limeira manifestam apoio ao PL do piso salarial para a enfermagem

Mais duas Câmaras Municipais paulistas emitiram moções de apoio à votação e aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem. O projeto foi proposto pelo senador Fabiano Contarato e foi aprovado em novembro de 2021 no Senado Federal. Atualmente aguarda votação na Câmara dos Deputados.

No dia 13 de dezembro de 2021, a Câmara Municipal de Campinas aprovou moção de apoio ao projeto. Uma cópia do documento, com texto de autoria do vereador Paulo Bufalo, foi encaminhada ao Coren-SP.

Como justificativa para cobrar dos Deputados Federais a aprovação do PL 2.564/2020, o vereador Bufalo argumenta que “a pandemia do Covid-19 demonstrou a importância do Sistema Único de Saúde e de cada profissional da saúde e que por isso este é um momento importante para se avançar na valorização desta categoria, que além desta pauta, também luta pela jornada de 30 horas semanais”.

Já no dia 20 de dezembro de 2021, uma moção em apoio ao PL 2.564/2020 também foi aprovada pela Câmara Municipal de Limeira, em projeto de autoria da vereadora Isabelly Maria de Caravalho. Em sua justificativa, a vereadora reconhece a grande contribuição que os enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem vêm prestando à população durante a atual pandemia: “durante a pandemia, houve um heroísmo dos profissionais da enfermagem na linha de frente, assim sendo, a população brasileira como um todo adquiriu compreensão compreensão mais aprofundada do papel das enfermeiras e enfermeiros em nossa sociedade, o que auxiliou o processo da possibilidade dessa garantia histórica dos direitos trabalhistas da categoria em questão”.

Lembramos que o Coren-SP lançou um abaixo assinado pedindo a aprovação do PL 2.564/2020. Todos os profissionais de enfermagem estão convidados a assiná-lo, cobrando dos Deputados Federais a rápida votação e aprovação do projeto.

Veja abaixo a íntegra das moções de apoio

Moção de Apoio da Câmara Municipal de Campinas
Moção de Apoio da Câmara Municipal de Limeira