Câmara Técnica planeja curso sobre Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários

Proposta foi discutida nesta terça, 16/8, em reunião com o presidente do Conselho Federal de Enfermagem

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, recebeu nesta sexta-feira, 16/8, integrantes da nova Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários. O presidente Manoel Neri destacou as expectativas do Cofen com os trabalhos da câmara, que reúne especialistas, sob coordenação do conselheiro federal João Batista Lima. A criação, em julho, busca qualificar a atuação da Enfermagem em territórios indígenas, adequando normativas às realidades locais.

O conselheiro Marcelo Carvalho, do Coren-SP (à esquerda na foto) é um dos membros da nova Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários do Conselho Federal de Enfermagem. Na foto, reunião do presidente do Cofen, Manoel Neri, com os integrantes da câmara técnica

Um dos primeiros projetos é a criação de um curso sobre Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários. O curso será estruturado em formato modular e oferecido por meio da multiplataforma CofenPlay. A proposta será discutida na próxima reunião da câmara e desenvolvida nos próximos meses.

Saúde Indígena – O cuidado qualificado de Enfermagem é essencial para aumentar a cobertura e resolutividade da assistência à saúde dos povos originários.  Parte significativa mora em locais de difícil acesso e enfrenta vulnerabilidade social e econômica. Isto se reflete na prevalência de agravos como desnutrição e tuberculose, que é três vezes mais frequente na população indígena. Mortes sem assistência médica predominam, e a mortalidade materna supera a média nacional.

A Enfermagem é a principal, e muitas vezes única, presença permanente da Saúde em territórios indígenas. Fixar profissionais no território é fundamental para fortalecer o subsistema de Saúde Indígena e a Atenção Primária à Saúde (APS) nas aldeias. 

Fonte: Ascom/Cofen

Saiba mais

Como posso ajudar?