Atividades de simulação de resgate e palestra sobre Comissões de Ética movimentam o 22º CBCENF

Com o tema  “Formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na enfermagem”, o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) chegou a sua 22ª edição trazendo diversas atrações envolvendo a tecnologia. O Coren-SP entrou no clima e está oferecendo em seu estande oficinas com bonecos simuladores, que esboçam reações e sintomas muito parecidos com os de seres humanos.

Nesta terça-feira (12), uma grande simulação realística tomou conta da área externa do Centro de Convenções Rafain, em Foz do Iguaçu, construindo um cenário de múltiplas vítimas. O resgate durou cerca de uma hora, com pacientes com estados críticos diferentes. Diversos atores foram fundamentais para a realização da ação: o capitão Castro, do Corpo de Bombeiros foi o coordenador de incidente; o membro do GT de Urgência Emergência de Atendimento Pré-hospitalar do Coren-SP, Sérgio Martuchi fez a narração oficial, ao lado do conselheiro federal, Luciano Silva, representante do Coren-SP no plenário do Cofen e responsável pela coordenação da Comissão Nacional do Cofen sobre o tema; e o conselheiro do Coren-SP e também integrante do GT, Eduardo Fernando, que participou ativamente da organização. Todo o processo de estabilização e classificação das vítimas, até seu encaminhamento à unidade hospitalar, foi detalhadamente narrado aos presentes.

Participaram da atividade dezenas de órgãos, entre eles: Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, Corpo de Bombeiros de Puerto Iguazu Argentina e da Cidad del Leste-Paraguai, Samu, Cia de Trânsito de Foz do Iguaçu, Eco Cataratas, Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea, Samu de Cascavel, Guarda Civil e Defesa Civil.

A ação foi realizada na área externa do Centro de Convenções Rafain e foi narrada pelo Conselheiro Federal Luciano Silva, representante do Coren-SP no plenário do Cofen

Já no estande do Coren-SP, os bonecos de simulação estão entre as grandes atrações do evento. As enfermeiras do Coren-SP Educação, Catarina Abe e Gisele Gentil, são as responsáveis pela condução das atividades, proporcionando aos congressistas a oportunidade de aprender na prática técnicas de ressuscitação, primeiros socorros, entre outras.

As enfermeiras de educação Catarina Abe e Gisele Gentil conduziram as aulas nos simuladores dentro do estande do Coren-SP

O evento também contou com mesas de debates e palestras. O conselheiro Edir Kleber Bôas Gonsaga integrou o painel “Desafios e Estratégias dos Conselhos Regionais no Acompanhamento das Comissões de Ética de Enfermagem”, nesta segunda-feira (11), e abordou o trabalho do Coren-SP, de formação, orientação e apoio aos integrantes das CEEs.

O segundo-tesoureiro do Coren-SP, Edir Gonsaga, conduziu painel temático no dia de abertura do 22º Cbcenf

Membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP, a enfermeira Myriam Aparecida Mandeta Pettengrill (Unifesp) palestrou na mesa “Cuidando da Família de criança em condição crônicas, ao lado da enfermeira Maria Magda Ferreira (Unifesp), com moderação de Maria Helena do Nascimento Sousa.

Ainda dentro da programação científica do Congresso, outra participação de destaque do Coren-SP é a da conselheira Wilza Spiri, que integra a Comissão Científica deste 22º Cbcenf.

Myriam, membro das Câmaras Técnicas do Coren-SP, foi outra representante paulista a palestrar nesses primeiros dias de evento

Congresso – O CBCENF acontece de 11 a 14 de novembro e é considerado o maior congresso da área da Enfermagem na América Latina. São palestras, mesas-redondas, minicursos e milhares de trabalhos científicos apresentados simultaneamente.

A campanha mundial Nursing Now, pelo empoderamento e valorização da enfermagem, também é marca registrada do evento, com vídeos informativos e materiais gráficos. Ao longo dos quatro dias, a programação também conta com atividades internacionais, como o Encontro de Enfermagem dos Países do Mercosul, Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o painel “Nursing Now: Compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a Enfermagem Brasileira”.

Como posso ajudar?