Atenção Básica: enfermeira ressalta a importância do primeiro atendimento

Atenção básica ou atenção primária à saúde é conhecida como a primeira etapa dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial que tem como objetivo orientar, solucionar e prevenir doenças, classificar os níveis de risco e direcionar os casos mais graves para o atendimento responsável pela complexidade.

A enfermeira e docente do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec), Adriana Luiz Sartoreto Mafra, explica que a atenção básica é um marco ímpar na história da saúde brasileira. Ela conta que os cuidados diretos e indiretos com a população resultam em ações de promoção e educação à saúde, reabilitação e ressocialização dos indivíduos.

Para Adriana, ser enfermeira é ter força de vontade, amor e, principalmente, ter respeito pelo seu próximo

“Essa área é o verdadeiro diamante do SUS! É preciso ter empatia e compreender o contexto social, familiar, político e econômico do paciente. Esse é o primeiro passo para uma assistência segura e eficaz”, explica Adriana.

Como docente, a enfermeira atua no setor de saúde coletiva da universidade e busca motivar os alunos a desenvolverem habilidades suficientes para futura atuação profissional. “A metodologia que aplico com os meus alunos tem foco no mercado de trabalho. Quero que eles desenvolvam as competências necessárias que auxiliem o desenvolvimento humano na atenção primária”, diz.

De acordo com a conselheira e coordenadora do Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) do Coren-SP, Rosana Garcia, as equipes de enfermagem executam um papel fundamental na atenção básica. “O profissional que atua próximo ao paciente, principalmente no meio em que ele está inserido, garante a longitudinalidade da assistência e a integralidade do cuidado”, ressalta.

Para Adriana, ser enfermeira é ter força de vontade, amor e, principalmente, ter respeito pelo seu próximo. “Escutar o paciente, prestar o auxílio adequado, acompanhar a sua recuperação e, ver nos olhos de cada um a expressão de gratidão, faz com que todo o esforço valha a pena” finaliza.

Como posso ajudar?