Assembleia de Presidentes debate melhorias para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem participaram, na última terça-feira (5/5), de Assembleia Extraordinária no auditório do Cofen, em Brasília. O presidente do federal, Manoel Neri, abriu o debate, com informes sobre questões administrativas. A manhã prosseguiu com informes sobre temas como a jornada de trabalho dos fiscais, e a palestra “Conselhos de Regulação Profissional em relação com os órgão de Controle”.

Os presidentes foram informados da retirada do tópico que incluía o orçamento dos Conselhos Profissionais nos recursos da União, inicialmente previsto pelo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentais – PLDO 2016. Ficou demonstrada a inviabilidade da proposta.

Osvaldo Albuquerque, presidente do Coren/CE e representante do Cofen no MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e na Coalizão Pela Reforma Política Democrática, destacou a importância da coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que acaba com o financiamento privado de campanha, uma das origens da corrupção no Brasil, e aperfeiçoa mecanismos da democracia direta, entre outras medidas.

No período da tarde os presidentes debateram a questão da formação de Enfermeiros por EAD, foi traçado uma política de atuação do Sistema em relação a esta matéria, o presidente do Cofen caracterizou a formação de Enfermeiros por EAD como um crime contra a saúde pública, já que os egressos saem sem o mínimo preparo para atender a população. Manoel Neri destacou que os Conselhos de Enfermagem combaterão com firmeza o ensino de má qualidade na formação de profissionais de Enfermagem.

Como posso ajudar?