Artigo apresenta novos critérios de pesquisa em Enfermagem

Artigo descreve a rede de informações da Enfermagem criada há um ano, que começa a crescer no Brasil

Fortalecer a pesquisa aberta para tornar dados mais acessíveis à comunidade acadêmica. Com este propósito foi desenvolvida a Rede Go Fair Brasil Enfermagem, uma extensão da Rede Go Fair Brasil Saúde. A metodologia de ambas as redes acaba de virar tema do artigo “Rede GO FAIR Brasil Enfermagem: onde estamos e aonde queremos chegar?”

A metodologia da publicação visa a promoção, o compartilhamento, a leitura por máquinas e pessoas, além do aproveitamento de dados conhecida pela sigla FAIR, que em inglês significa Findable, Accessible, Interoperable, Reusable; e em português: Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.

A professora dos programas de pós-graduação, mestrado profissional e mestrado acadêmico em Enfermagem da UniRio e uma das autoras do artigo, Sônia Souza, define a estrutura da Rede Go Fair Brasil Enfermagem como uma rede de compartilhamento mundial.

“Buscamos fortalecer a cultura da Enfermagem por meio da ciência de dados abertos para todo o mundo. Trabalhamos com informações de pesquisas concluídas e também em andamento, sendo possível acessar dados preliminares,” explica Sônia Souza.

O artigo faz parte da publicação “Princípios Fair aplicados à gestão de dados de pesquisa,” com administração colegiada, que envolve os programas de pesquisa da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UniRio em cooperação técnica com o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict – Fiocruz).

“Para o futuro, diversos trabalhos de pesquisa em Enfermagem do Brasil ganharão visibilidade internacional, com a padronização FAIR. Além de agregar novas linhas de pesquisa com o acesso a programas internacionais,” conclui Sônia.

Rede Go Fair Brasil Saúde – A Rede Go Fair Brasil Saúde Enfermagem foi criada em 2020, durante o I Congresso Internacional da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Ela faz parte da Rede Go Fair Brasil Saúde, que engloba pesquisas de diversas instituições das áreas de saúde pública, vigilância sanitária, informação e comunicação em saúde, história do patrimônio cultural das ciências e da saúde, oncologia, enfermagem e educação profissional em saúde.

O II Congresso Internacional da Escola de Enfermagem trará novidades sobre a Rede Go Fair Brasil Saúde Enfermagem. O evento está previsto para novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom – Cofen