Após reunião de trabalho com profissionais do SAMU na Câmara, presidente do Coren-SP apresenta pauta da enfermagem para Secretário de Saúde

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, passou o dia desta quarta-feira (27/3) dedicando-se às discussões sobre as mudanças que a Prefeitura de São Paulo anunciou para o SAMU e que interferem no cotidiano dos profissionais de enfermagem. No início da tarde ela participou de uma reunião de trabalho na Câmara Municipal, que foi conduzida pelo vereador Gilberto Natalini. Na ocasião, ela manifestou o apoio do Conselho à categoria e anunciou que o Coren-SP acompanhará de perto as condições de dimensionamento e de segurança para o exercício profissional. “A enfermagem é a maior força de trabalho da saúde e no SAMU. Portanto, é fundamental que ela seja sempre valorizada e ouvida”, disse Renata. 

Renata Pietro durante reunião de trabalho na Câmara de São Paulo

O membro do Grupo de Trabalho de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar, Sérgio Martuchi, também se manifestou na Câmara, oferecendo suporte para a prática profissional. “O Grupo de Trabalho do Coren-SP apoia a luta dos profissionais do SAMU e também oferece respaldo para a prática profissional segura. Por isso, estamos trabalhando em resoluções que possam subsidiar o trabalho de vocês”, disse. 

Presidente do Coren-SP apresenta a pauta dos profissionais de enfermagem do SAMU ao secretário de Saúde, Edson Aparecido dos Santos

Em seguida, Renata esteve na Secretaria Municipal de Saúde, participando da “Sala de Situação”, na qual a equipe que está conduzindo as mudanças promove reformulação das escalas do SAMU. Renata foi recebida pelo secretário de saúde, Edson Aparecido dos Santos. Entre os presentes estavam as interlocutoras regionais do serviço – Enfª. Drª Flávia Guedes Araujo  (interlocutora Oeste), Enfª Drª Maria Jalva de Moraes (Centro), Isabel Cristina Oliveira da Silva Ribeiro (Norte), Ainailde Pereira Olivetto (Leste),  Siomara dos Santos Oliveira (Sul), Janete Nozomi Takiy Shudo (Sudeste), – com as quais a presidente estabeleceu um canal de diálogo para que possa apresentar os anseios da categoria e também acompanhar o cumprimento das normas de dimensionamento e das condições adequadas  para a prática segura, dentro das atribuições da enfermagem. “As mudanças propostas pela Prefeitura interferem na vida desses profissionais e na dinâmica de trabalho. Por isso, o Coren-SP estará presente nesta etapa para assegurar que as premissas de uma prática profissional segura sejam respeitadas”, disse Renata. O secretário de saúde sinalizou que está disposto a dialogar com o Conselho sobre o contexto que envolve a enfermagem e firmou o compromisso de uma nova reunião para tratar do assunto, que será na sede do Coren-SP.

Saiba mais: Parecer do Coren-SP orienta instituições que RTs dos serviços pré-hospitalares tenham experiência na área

Como posso ajudar?