Após esforços, Ciência sem Fronteiras passa a permitir participação da Enfermagem

Depois de esforços das entidades representativas da Enfermagem, estudantes e acadêmicos da área, o Programa Ciência Sem Fronteiras foi retificado, excluindo a listagem que restringia os cursos de Graduação aptos a participarem das chamadas para Graduação Sanduíche. Desse modo, como a Enfermagem não constava da lista anterior dos cursos contemplados, com a mudança, a partir de agora todos os estudantes de Enfermagem também poderão participar do Programa Ciência Sem Fronteiras.

A alteração do Programa veio após mobilizações em conjunto de diversas entidades que representam a Enfermagem, com destaque para o papel desempenhado pelas pró-reitorias e pelos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, além dos esforços desempenhados por integrantes das outras áreas de conhecimento não contempladas no Programa.

Entre as ações que culminaram na retificação do Programa, está o envio de um ofício (em anexo) encaminhado pela Coordenação da Área de Enfermagem na CAPES à Diretoria de Relações Internacionais da CAPES.

De acordo com o documento, “a Enfermagem representa cerca de 60% dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde, tem 553 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e 178 pesquisadores com bolsa produtividade em pesquisa desta agência”. Entre os argumentos utilizados, o ofício ainda destaca que a inclusão da Enfermagem no Programa é essencial para se garantir o avanço no desenvolvimento de tecnologia e inovação para o cuidado em saúde, gerenciamento de serviços e ensino em Enfermagem”, conclui.

Retificação

Na nota explicativa que retificou as regras do Programa, consta que deverão inscrever-se apenas os alunos matriculados em cursos que constam no Cadastro da Educação Superior do MEC (Cadastro e-MEC) e que estejam associados às áreas e temas contemplados nas chamadas.

Clique aqui e confira mais informações e dúvidas em relação ao Programa

Como posso ajudar?