Após ações de fiscalização do Coren-SP, Itaquaquecetuba abre concurso com mais de 90 vagas para enfermagem

A aproximação do Coren-SP com as instituições de saúde e a intensificação das ações de fiscalização estão rendendo importantes avanços para a enfermagem paulista. As tratativas com a Prefeitura de Itaquaquecetuba é uma mostra dessa nova realidade. Após reuniões entre fiscais do Conselho e gestores de saúde do município, quando constatou-se necessidade de melhorias no dimensionamento, o governo municipal abriu concurso público para aumentar o quadro de profissionais, gerando novas oportunidades de emprego, com a criação de mais de 90 vagas.

A presidente Renata Pietro esteve na Secretaria de Saúde do município nesta terça-feira (19/2) para acompanhar de perto a evolução das ações de fiscalização do Coren-SP e, também, os diálogos da equipe da Prefeitura e a subseção de Guarulhos, que é referência para aquela região, sobre os cálculos de dimensionamento na rede pública local. “A nossa gestão está trabalhando para mostrar aos profissionais e às instituições que o Coren-SP é sinônimo de apoio na busca por melhores condições para o exercício seguro da enfermagem. Essa relação entre a fiscalização e a Prefeitura é um exemplo de que podemos colher bons frutos ao trabalhar conjuntamente”, disse a presidente.

O chefe-técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, conta que o Coren-SP esteve muitas vezes em Itaquaquecetuba na construção do dimensionamento adequado. “Fizemos várias reuniões com a equipe do município e, apresentando apontamentos e os cálculos de dimensionamento, foi possível mostrar a necessidade de contratação de novos profissionais, resultando na abertura de concurso público”, disse.

Os representantes do Coren-SP foram recebidos pelo enfermeiro e coordenador de enfermagem da Prefeitura, Elvis Ribeiro; pela enfermeira e interlocutora da atenção básica, Ariane Antunes Gonçalves Shinoma; e pela secretária adjunta de saúde, Silmara do Carmo Pereira, que elogiaram muito o trabalho da fiscal Cintya Rocha do Vale. “A relação estabelecida com o Coren-SP foi muito produtiva. Com o apoio do Conselho conseguimos ir muito mais longe e essa gestão está mais presente. Sentimos uma grande mudança,”, disse Elvis.

A enfermeira Ariane Antunes Gonçalvez Shinoma elogiou o trabalho da fiscalização. “O atendimento está mais resolutivo e sentimos uma mudança na forma de fiscalizar. Antes o foco era punitivo e, hoje, está mais educativo, no sentido de apoiar os profissionais”, disse. Ela também relatou que sempre agenda visitas dos enfermeiros da Prefeitura à subseção de Guarulhos, para orientações sobre os cálculos de dimensionamento.

Como posso ajudar?