Anvisa atualiza Nota Técnica sobre medidas de prevenção e controle na assistência à Covid-19

A Nota Técnica nº 4/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde durante a assistência à Covid-19, recebeu uma atualização no dia 25/2.

A atualização leva em conta o marco de um ano desde o início da pandemia e o novo período de aceleração do número de novos casos no Brasil. “Após uma breve desaceleração da doença no segundo semestre de 2020, foi constatado novo aumento do número de casos no país a partir de novembro de 2020, o que levou novamente à sobrecarga dos serviços de saúde em alguns estados/municípios e falta de insumos básicos para atendimento de pacientes. Situações como esta podem ter reflexos negativos diretos na segurança do paciente e dos profissionais de saúde”, diz o texto da Nota Técnica.

Os novos conhecimentos acumulados pela comunidade científica internacional acerca da doença foram utilizados para embasar novos trechos da nota, como a lista de sintomas associados à Covid-19, que agora inclui cefaleia, coriza, perda parcial ou total do olfato e diminuição ou perda do paladar.

A nota traz também informações sobre a utilização de EPIs por profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, com uma lista de tipos de EPIs que devem ser utilizadas conforme os tipos de procedimentos adotados. 

É muito importante que todo profissional de saúde tenha conhecimento do conteúdo da versão atualizada da Nota Técnica Anvisa nº 4/2020, pois ela traz informações imprescindíveis para uma assistência segura tanto para o profissional e para o paciente.

Faça aqui o download da nova versão da Nota Técnica Anvisa nº 4/2020