Ingressa Coren-SP: alunos da FMABC conhecem serviços do conselho

O programa Ingressa Coren-SP, que apresenta o conselho a alunos da graduação em enfermagem e de cursos técnicos, recebeu mais duas turmas de estudantes na manhã desta segunda-feira (6/12). Os grupos eram de alunos da graduação em enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Uma das turmas está no terceiro ano e o outro grupo se formará agora em dezembro.

Estudantes da FMABC e a vice-presidente do Coren-SP e professora de Bioética, Erica Chagas

Os estudantes vieram presencialmente conhecer a sede da autarquia, onde foram recebidos por um grupo de conselheiros e pela vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, que é professora de Bioética na FMABC. Os demais conselheiros que recepcionaram os alunos foram Márcio Bispo, que coordena o Ingressa Coren-SP; Ana Paula Guarnieri e Djalma de Souza Rodrigues.

Os estudantes percorreram os andares e setores do prédio do conselho e, no auditório, ouviram uma palestra sobre ética profissional ministrada pelo conselheiro Márcio Bispo. Eles também receberam o livro do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais legislações profissionais.

Márcio explicou a eles os princípios da ética profissional e do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017). “Antes de ser um bom profissional, é preciso que eu seja uma pessoa ética, um profissional de bons costumes e de caráter”, ensinou o conselheiro.

No auditório, o conselheiro Márcio Bispo fez uma palestra aos estudantes que, em breve, estarão formados e portando a Carteira de Identidade Profissional (CIP) do Coren-SP

Ele explicou aos alunos os conceitos de imperícia, imprudência e negligência, que formam as bases das infrações éticas. Márcio também trouxe aos estudantes uma visão bastante interessante da palavra “afeto”: “Afeto é bem mais do que parece. É o poder que nós temos de afetar o outro. Como profissional, como estou afetando a vida do outro? Tudo isso tem relação com a ética, pois se não temos caráter nem bons costumes, afetaremos negativamente a vida do outro”, explicou.

Após a palestra, Erica Chagas, Márcio Bispo e Ana Paula Guarnieri colheram a documentação e as assinaturas dos estudantes que se formam em dezembro para a confecção das Carteiras de Identidade Profissional (CIP) deles, que serão entregues na formatura da turma.

Conselheiros Erica Chagas, Márcio Bispo e Ana Paula Guarnieri colheram documentação, assinaturas e impressões digitais para emissão das Carteiras de Identidade Profissional da turma que se formará em dezembro

Os alunos ainda conheceram a plenária do Coren-SP e o primeiro andar do prédio, onde funciona o setor de atendimento ao público.

Os estudantes conheceram a plenária do Coren-SP
O conselheiro Djalma de Souza Rodrigues também participou da ação

A professora Simone Garcia Lopes, coordenadora do curso de enfermagem da FMABC, acompanhou o grupo e aprovou esse primeiro contato presencial deles com o conselho: “Existem profissionais formados há um bom tempo que não nunca tiveram esse contato com o Coren-SP que estes alunos tiveram hoje e desconhecem tudo o que o conselho tem a oferecer”, afirmou.

A coordenadora Simone Garcia Lopes considerou a participação no Ingressa Coren-SP proveitosa para seus alunos