A enfermagem é mais do que “apenas” uma profissão

No último domingo (26/1), a enfermeira doutora Maria Helena Mandelbaum passou por uma situação revoltante, que muitos profissionais de enfermagem já enfrentaram: a desvalorização de seu conhecimento técnico. Ao tentar ajudar uma família com uma criança que sofre de ictiose, que estava passando por uma situação constrangedora em um voo da Gol Linhas Aéreas, a enfermeira, que tem mais de 40 anos de carreira, teve seus conhecimentos contestados pela tripulação do voo “por ser ‘apenas’ uma enfermeira”.

A fala demonstra não só desrespeito aos profissionais de enfermagem, mas também um completo desconhecimento das características mínimas do trabalho da profissão.

A enfermagem não é apenas uma profissão da saúde, mas sim representa a maior força de trabalho da área, com mais de 2 milhões de trabalhadores, sendo mais de 500 mil deles apenas no estado de São Paulo.

A enfermagem não é apenas uma profissão regulamentada, mas conta com uma série de leis, decreto, resoluções, portarias, pareceres e afins que estabelecem suas áreas de atuação e competências.

A enfermagem não é apenas formada por enfermeiras e enfermeiros, mas sim por auxiliares, técnicas e técnicos de enfermagem, bem como por obstetrizes. São profissionais que contam com os mais variados níveis de formação e especialidades – como a enfermagem dermatológica, exemplo da doutora Maria Helena.

A enfermagem não é apenas uma escolha secundária para formação, mas sim a profissão do futuro da saúde, pois há um déficit de 9 milhões de profissionais em todo mundo para atender a meta de cobertura universal de saúde até 2030, foco da campanha Nursing Now.

A enfermagem é a profissão do ano de 2020, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de reconhecer o trabalho feito por profissionais de enfermagem e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

A enfermagem é a profissão que foca sua atuação no cuidado ao ser humano, com dedicação, atenção e respeito. E é isso que ela merece.

Como posso ajudar?