A arte de viver no presente

As longas jornadas de trabalho podem ser exaustivas e estressantes para as equipes de enfermagem, acarretando problemas na saúde física e mental do profissional. Uma técnica que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida é o mindfulness, um exercício prático de autocuidado que permite usufruir da consciência plena sobre qualquer pensamento ou emoção, compreendendo os desafios presentes no cotidiano.

O que é mindfulness?

Também chamado de atenção plena, é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Como praticar mindfulness?

A atenção é um músculo mental que precisa ser exercitado: sente-se de forma ereta, feche os olhos e preste atenção na respiração. Não a controle, apenas observe o ar entrar e sair pelas narinas.

Qual a importância de nos conectarmos com nós mesmos?  

Boa parte das pessoas leva uma vida corrida, no piloto automático, algumas vezes acelerando a atividade mental sem sentir as emoções presentes, resultando em desequilíbrios físicos, emocionais e mentais.

Como praticar o mindfulness no ambiente hospitalar?

Em um ambiente de trabalho com muita pressão, muitas coisas competem por atenção. O ideal é praticar o Mindfulness por meio da respiração, sendo 30 minutos por dia em 8 semanas.

Quais os benefícios do mindfulness para o corpo e a mente?

A prática diária do exercício aumenta a consciência e a conexão do indivíduo consigo mesmo, sobre qualquer situação ou emoção, o que gera maior equilíbrio e estabilidade emocional.

 

Fonte: Marina Alvarenga Barbosa, psicóloga, especialista em inteligência emocional e comportamento humano. Atua em consultório particular e treinamentos há mais de quinze anos.

Como posso ajudar?