64º CBEn: “A Enfermagem precisa de cuidados”, destaca Presidente do Cofen

“A Enfermagem precisa de cuidados. O ensino de Enfermagem precisa de cuidados. O profissional de Enfermagem também precisa de cuidados”. Foram com essas palavras que a Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Marcia Krempel, deu início a abertura do 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que acontece, em Porto Alegre, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O tema central do evento é o Empoderamento da Enfermagem na Aliança com o Usuário.

A Presidente do COFEN também defendeu os profissionais de Enfermagem. “Alguns erros cometidos por colegas de profissão alavancaram o questionamento se ainda somos aquele profissional do cuidado seguro, humano e com dom e ciência para isso. Digo a sociedade que sim. Somos profissionais com conhecimento, capacidade técnica, dom, e que todos os dias realiza milhões de procedimentos corretos, salvando vidas, dando assistência segura e protegendo a população em todos os cantos deste país”, reforça a presidente do COFEN.

Durante o Congresso, mais de 3000 congressistas e diversos presidentes de todas as entidades representativas da categoria estarão reunidas a fim de discutir temáticas relevantes para a Enfermagem brasileira. A presidente da ABEn Nacional, Ivone Cabral, declarou, na manhã desta segunda-feira (29), oficialmente aberto o Congresso.

Tema Central: Empoderamento da Enfermagem

Para o Enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do COREN-RS, falarmos do empoderamento da enfermagem na aliança com o usuário é complexo e prioritário. Só nos aprofundando neste debate é que teremos uma enfermagem unida e forte, capaz de transformar a sua realidade e mudar seus rumos. Nós sabemos que precisamos articular política e institucionalmente para tirarmos demandas históricas do papel, bem como sermos eficientes no diálogo com a sociedade, fazendo-a perceber o papel de protagonismo da enfermagem na saúde pública. Principalmente em como a qualidade de vida e de trabalho da enfermagem está correlacionada com a segurança do paciente.

Para Joel Mancia, Coordenador da Subcomissão de Temas do Congresso, a escolha dos eixos norteadores e falar em empoderamento significa promover um despertar da categoria da enfermagem para o seu verdadeiro poder, que ainda não é valorizado ou reconhecido dentro da própria profissão. No entanto estes profissionais o exercem durante todo o tempo, em todos os níveis da estrutura dos serviços de saúde, sem conseguir a devida visibilidade. Nesta proposta do Congresso Brasileiro de Enfermagem, pretendemos dar algumas pistas de estratégias de superação desta barreira, vislumbrando a parceria com o usuário do sistema é a via mais segura para mudar esta realidade.

Além dos presidentes do COFEN, COREN-RS e ABEn, estiveram presentes a presidente da FNE, Solange Caetano, o presidente do Sindisaúde-RS, Gilmar França, o presidente da Fessers, Milton Kempfer, representantes da PUC, da Secretaria Estadual da Saúde, do Ministério da Saúde e da Câmara dos Deputados.

O Congresso terá quatro conferências, 11 mesas-redondas, quatro painéis dialogados, quatro oficinas, 13 cursos, 2216 trabalhos apresentados em pôsteres, 271 trabalhos apresentados em sessões coordenadas, 57 trabalhos distribuídos em 7 sessões de prêmios, 20 trabalhos na mostra nacional de experiências de enfermagem em atenção primária de saúde e saúde da família. Destacamos ainda as rodas de conversa na tenda Paulo Freire e o lançamento de 22 livros.

Programação

Confira a programação completa do evento no site http://www.abeneventos.com.br/64cben/index.html.

Como posso ajudar?