6 dicas para estabelecer uma relação saudável com o corpo e a mente

A rotina do trabalho da enfermagem é geralmente estressante pela complexidade e pela urgência das ações. Como alternativa para controlar o nível de estresse, estão as práticas integrativas, conhecidas por suas metodologias que trazem uma melhora na qualidade de vida pessoal e profissional. Elas levam em consideração um processo que trabalha não somente o lado físico, mas também os aspectos emocional e psíquico. Confira algumas dicas a seguir.

Meditação

Escolha um lugar tranquilo, onde possa permanecer sentado, com os olhos fechados e com a postura ereta. As mãos podem estar sobre a coxa ou em forma de concha sobre o colo. Concentre-se na respiração e feche os olhos. Faça um trajeto mental percorrendo seu corpo, preferencialmente de baixo para cima. Faça esse processo até se sentir completamente relaxado, por cerca de 10 a 15 minutos.

Prática de exercícios físicos

Alguns exercícios, além de terem benefícios para a saúde do corpo em si, também auxiliam na diminuição do estresse. Entre eles estão caminhada, yoga, natação, pilates e alongamento.

Aromaterapia

A prática de aromaterapia é benéfica para o relaxamento. O sistema olfativo é desenvolvido e, em situações de estresse, o uso de óleos essenciais (rosa, alecrim, alfazema, lavanda) auxilia na diminuição da tensão. Isso pode ser feito em casa ou no ambiente de trabalho, desde que não incomode pacientes ou funcionários, devido aos protocolos da instituição.

Foco nas ações

Mantenha sempre o foco nas atividades, desde a coleta de um exame de sangue até banhos em pacientes. Mantenha a atenção e o cuidado redobrado em todas as atividades, vivencie o momento e dê o seu melhor como profissional.

Pausas no trabalho

As pausas ajudam a relaxar a mente e extravasar o estresse. Aproveite-as para se concentrar na respiração e meditar.

Autocuidado

Ao lidar diariamente com situações que propiciam o aumento do estresse, pode haver alteração no comportamento do indivíduo. Ajuda médica e psicológica e exercícios de meditação auxiliam muito na condição física e emocional do profissional.

 

Fonte: Érica França, conselheira do Coren-SP, auxiliar de enfermagem e enfermeira, pós-graduada em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, possui conhecimentos em yoga e prática de aromaterapia.

Como posso ajudar?