Evento Coren-SP Com Você leva novos conhecimentos a profissionais de enfermagem de Bragança Paulista

Profissionais de enfermagem de Bragança Paulista e região tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição do evento Coren-SP Com Você, que foi realizado no auditório da Universidade São Francisco (USF) nesta terça-feira (28) durante todo o dia.

Enquanto as palestras eram realizadas no auditório, uma equipe de conselheiros ficou disponível em uma das salas da universidade para acolher profissionais de enfermagem e realizar serviços como renovação de Carteiras de Identidade Profissional e acordos de conciliação de dívidas com o Coren-SP. Os conselheiros Edson José da Luz e Valdenir Mariano ficaram responsáveis por esse serviço, que é parte do projeto Conselheiro Participativo.

Os conselheiros Valdenir Mariano e Edson José da Luz durante atendimento aos profissionais pelo projeto Conselheiro Participativo

Palestras

O evento Coren-SP Com Você em Bragança Paulista foi prestigiado pela Secretária Municipal de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, pela coordenadora da graduação em enfermagem da USF, professora Denise Ribeiro e por outros professores e gestores da USF.

A mesa de abertura contou com a participação do segundo-secretário do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, da Secretária Municipal de Saúde de Bragança Paulista, Marina de Fátima de Oliveira e da professora Denise Ribeiro, coordenadora da graduação em enfermagem da USF

A primeira palestra da programação foi uma palavra da diretoria do Coren-SP, ministrada pelo segundo-secretário da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva.

Mauro detalhou as ações e os projetos atualmente executados pelo Coren-SP

Mauro detalhou os projetos executados pela atual gestão e os serviços disponibilizamos pelo conselho aos profissionais de enfermagem de São Paulo. “Atualmente desenvolvemos inúmeros projetos. Além disso, realizamos ações como o atendimento aos profissionais vítimas das chuvas no litoral norte em fevereiro. A atividade-fim do conselho é a fiscalização do exercício profissional, mas isso não nos impede de termos uma atuação política, como a luta pelo piso salarial da nossa categoria e a luta pelas 30 horas nos municípios paulistas”, detalhou.

O conselheiro Márcio Bispo atuou como mestre de cerimônias no evento realizado no auditório da Universidade São Francisco

As Câmaras Técnicas do Coren-SP foram o assunto da segunda palestrante, a conselheira Cláudia Satiko que é uma das coordenadoras desse importante órgão do conselho.

Cláudia explicou o papel fundamental que os Pareceres Técnicos e as Orientações Fundamentadas cumprem na orientação técnica do exercício profissional dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

“Contem com o trabalho das Câmaras Técnicas. Muitos profissionais têm dúvidas em relação a aspectos técnicos e legais do exercício profissional. Essas dúvidas podem e devem ser enviadas para nós por meio do canal ‘Fale Conosco’ no site do Coren-SP, que nossa equipe de experts em diversos temas nos ajudará a responder”, colocou Cláudia.

Cláudia Satiko detalhou a função e o trabalho desenvolvido pela Câmaras Técnicas do Coren-SP

No período da tarde, foi a vez dos participantes aprenderem um pouco mais sobre Urgência e Emergência, com a palestra da conselheira Bruna Busnardo, que trabalha no SAMU de Sumaré.

Bruna não só explicou, mas também fez demonstrações práticas sobre o atendimento de emergência a engasgos (OVACE), queimaduras, paradas cardiorrespiratórias e sangramentos (hemorragias). “Uma hemorragia arterial pode levar a vítima a óbito em apenas alguns minutos. É essencial sabermos fazer os primeiros socorros para aumentar as chances da vítima”, colocou.

Bruna chamou integrantes da plateia para explicar alguns dos procedimentos, como a assistência a engasgos, sangramentos e paradas cardiorrespiratórias.

A palestrante apontou a necessidade de todos conhecerem algo de primeiros socorros. “O leigo normalmente tem na cabeça que não pode mexer em alguém necessitando de cuidados de emergência, que tem que esperar o socorrista chegar. Temos que desmistificar aquilo que o leigo pode e não pode fazer”, concluiu.

Bruna Busnardo durante explicação de atendimento a vítima de hemorragia no evento “Coren-SP Com Você” em Bragança Paulista

Um momento de estímulo ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal aconteceu na palestra feita pela enfermeira e coach Carol Basílio, que falou sobre Inteligência Emocional.

Carol definiu a Inteligência Emocional como “a capacidade de lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos”. Ela focou no papel do autoconhecimento e da autorresponsabilidade na aquisição da Inteligência Emocional.

“Nossas principais memórias são formadas até os 7 anos de idade. São elas que nos influenciam, nessa idade são formadas também nossas principais feridas emocionais. Essas feridas (rejeição, abandono, injustiça, humilhação e traição) acabam determinando nosso comportamento ao longo da vida, principalmente quando não estamos atentos a nós mesmos e não temos autoconhecimento”.

Carol Basílio palestrou sobre Inteligência Emocional

O evento foi encerrado com um relato de caso feito pela professora e enfermeira Lisamara Negrini, em uma apresentação moderada pelo conselheiro Eugênio Dantas.

Lisamara falou sobre o trabalho de formação profissional com foco no SUS. “Estatisticamente, a maior parte dos profissionais atuará no SUS, daí a importância de termos uma formação do e no SUS para nossos profissionais”, explicou.

Lisamara ainda explicou as diretrizes curriculares nacionais instituídas em 2001 e em 2017, com as recomendações para a formação profissional na área da saúde, sobretudo na enfermagem. “A motivação para o nosso trabalho de formar profissionais para o sistema público é que essa formação permita uma enfermagem forte, persistente e resiliente”.