Treinamento online gratuito do Coren-SP prepara enfermeiros para o cargo de Responsável Técnico (RT)

Ser enfermeiro Responsável Técnico (RT) é uma tarefa séria, que exige conhecimento não apenas técnico-científico, mas também sobre áreas como ética, legislação profissional e gestão de conflitos. Por isso, como forma de apoiar os enfermeiros RTs no desempenho dessa função, o Coren-SP realiza, desde julho de 2022, o curso “Responsabilidade técnica em enfermagem – conteúdo essencial para a prática”.

Trata-se de um treinamento online e gratuito, com 30 horas de duração, realizado por meio da plataforma Moodle, tendo os profissionais enfermeiros como público-alvo. O curso é fruto de uma parceria entre a Gerência de Fiscalização do conselho e a área de educação digital do Coren-SP Educação. Até o início de janeiro de 2023, 286 profissionais já haviam passado pelo treinamento.

Equipe do Coren-SP Educação participa de reunião de desenvolvimento de treinamentos

“O currículo do curso se baseia nos módulos de ética e legislação, competências gerenciais, instrumentos gerenciais e documentos norteadores, dimensionamento dos profissionais de enfermagem e prática de enfermagem baseada em evidências”, coloca Tatiane Almeida de Carvalho, assessora de educação digital Moodle do Coren-SP Educação e que participou da elaboração do treinamento.

Uma das vantagens da utilização da plataforma Moodle é que os alunos podem assistir às videoaulas nos horários que forem mais convenientes para eles.

Os professores do curso são fiscais, conselheiros e colaboradores do Coren-SP com grande expertise em legislação e ética profissional, e conhecimento do papel desempenhado pelo enfermeiro Responsável Técnico, assim como os desafios que o enfermeiro gestor enfrenta em seu dia a dia. “Esse treinamento concentra em um único lugar todo conhecimento técnico e científico e um rol de documentos essenciais para a prática do profissional RT. Dessa forma, serve como um norteador para auxiliar o profissional nas tomadas de decisões e na gestão de conflitos. O treinamento tem o propósito de preparar melhor o profissional para os desafios que ele vai encontrar durante suas atividades, e as instituições de saúde se beneficiarão desse profissional melhor qualificado, que tomará decisões mais assertivas”, detalha Tatiane.

Impacto positivo

Os profissionais que já passaram pelo curso têm feito elogios à iniciativa e aos resultados práticos que o treinamento já apresenta em suas rotinas de trabalho. O enfermeiro RT da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Lins, Carlos Alberto Garcia Padovani, participou das primeiras turmas do curso. Ele diz: “a utilização da plataforma Moodle foi de fácil acesso e utilização, contribuindo de forma dinâmica para o aprendizado. Após o curso, certamente me sinto mais seguro para atuação como enfermeiro RT”.

O enfermeiro RT Carlos Alberto Garcia Padovani com membros da equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lins

Outra profissional que considera o treinamento uma valiosa contribuição em seu currículo é a enfermeira Karine Aguiar Machado. Ela trabalha há 10 anos no CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisar Doutor João Amorim, sendo que atualmente está alocada como RT da UBS do Jardim Magdalena, na capital. Como Responsável Técnica, ela também resolveu fazer o treinamento e gostou bastante da interface: “A plataforma Moodle facilitou muito o processo de aprendizagem e a dinâmica do curso, visto que os recursos audiovisuais fortalecem de forma didática a memorização dos conteúdos”.

Por meio do treinamento para RTs, a enfermeira Karine Aguiar Machado, do CEJAM, aprendeu mais sobre temas como negociação de conflitos e segurança do paciente

Além da plataforma, Karine elencou outros elementos do curso que chamaram sua atenção e a instrumentalizaram como gestora: “O conteúdo foi abrangente e, em sua totalidade, forneceu os meios para consulta e atualização acerca das responsabilidades e competências técnicas exigidas pela legislação. Para mim, alguns dos tópicos que mais contribuíram foram sobre negociação de conflitos e segurança do paciente. São temas atuais cuja atenção deve ser voltada à prática diária”, conclui.

Inscreva-se e participe!

Os profissionais que quiserem participar das próximas edições do curso “Responsabilidade técnica em enfermagem – conteúdo essencial para a prática”, poderão fazê-lo mediante inscrição no portal do Coren-SP.

As vagas são limitadas, mas novas edições são realizadas constantemente. As inscrições podem ser feitas aqui.

Saiba mais: