Fiscalização vistoria hospitais em São José dos Campos, Atibaia, Embu-Guaçu, Guarulhos e capital

A fiscalização do Coren-SP inspeciona dezenas de unidades de saúde por semana em todo o estado de São Paulo. Muitas dessa inspeções contam a participação de conselheiros, que acompanham os fiscais do conselho como parte do NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização.

Nesta quinta-feira (12/8), a conselheira Jane Bezerra acompanhou o fiscal Carlos Eduardo Costa em uma inspeção no Hospital e Maternidade de São José dos Campos. Na ocasião, eles percorreram todas as alas da unidade e tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais de enfermagem da instituição, verificando questões como a disponibilidade e correta utilização de EPIs, documentação da unidade e fluxo assistencial de enfermagem em todas as alas do hospital.

Conselheira Jane Bezerra junto a profissionais de enfermagem do Hospital e Maternidade de São José dos Campos

Um ponto importante das vistorias do Coren-SP durante a pandemia tem sido os planos de contingência à Covid-19 adotados por cada instituição, sobretudo nas alas que fazem a assistência aos pacientes vítimas da pandemia, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores do hospital e dos pacientes das demais alas.

Na última quarta-feira (11/8), o conselheiro Eugênio Dantas acompanhou a fiscalização em uma inspeção no Hospital Ermelino Matarazzo, na capital. A fiscalização ocorreu sob liminar de justiça em uma vitória do Coren-SP. “Os profissionais de enfermagem ficaram muito gratos com a presença do conselho na instituição”, afirmou Eugênio.

Conselheiro Eugênio Dantas acompanhou a fiscalização no Hospital Ermelino Matarazzo

Recentemente, o conselheiro Valdenir Mariano também acompanhou a fiscalização em inspeções em diversas unidades de saúde. A iniciativa ocorre como parte do NAAF – Núcleo de Atividade e Acompanhamento de Fiscalizações, por meio do qual os conselheiros acompanham os fiscais durante as inspeções, de forma a aproximar o conselho dos profissionais de enfermagem.

Uma das unidades inspecionadas, no dia 20/7 (terça-feira), foi o Hospital do Tatuapé, onde o conselheiro Valdenir acompanhou o conselheiro Eugênio Dantas.

Hospital do Tatuapé

No dia 27/7 (terça-feira), o Hospital Municipal de Embu-Guaçu também foi vistoriado pela fiscal Viviane Camargo, da subseção de Santo André do Coren-SP, e pelo conselheiro Valdenir Mariano.

Fiscalização do Coren-SP no Hospital Municipal de Embu-Guaçu

No dia 28/7 (quarta-feira), Valdenir acompanhou a fiscal Penélope Lopes, da subseção de Santos, em uma fiscalização no Hospital Municipal de Bertioga.

Hospital Municipal de Bertioga

Outras unidades inspecionadas recentemente por Valdenir foram o Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos, no dia 5/8 (quinta-feira), ao lado da conselheira Márcia Rodrigues e das fiscais Tatiane Bertelli e Cintya Rocha, da subseção de Guarulhos, e a Santa Casa de Misericórdia de Atibaia (29/7), com os fiscais Carlos Eduardo e Regina Sperandeo da subseção de São José dos Campos.

Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos
Santa Casa de Misericórdia de Atibaia