22º CBCENF teve mais de 3.000 trabalhos científicos inscritos

Integrante da Comissão Científica do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), a conselheira do Coren-SP Wilza Spiri celebrou o aumento do número de trabalhos científicos submetidos no evento. Foram mais de 3.000 inscritos, sendo 2.519 aprovados. “É muito relevante a forma como a enfermagem vem avançando na produção científica, o que se evidenciou nesta edição do Congresso”, disse.

Conselheira Wilza, integrante da Comissão Científica do CBCENF

Wilza participou de todas as discussões e organização do evento, inclusive da escolha do tema central: “Formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na enfermagem”. Para ela, a definição dessa temática foi importante, pois permitiu debater os impactos que os avanços tecnológicos têm na profissão. “Temos vários aspectos do uso da tecnologia. Ela pode ser utilizada como uma ferramenta importante de aprimoramento, porém como forma predominante de ensino ela tem um efeito negativo. Portanto, a definição desse assunto como tema central  proporcionou muita reflexão”, afirmou.

A conselheira ainda destacou a grande diversidade de atividades para disseminação de conteúdo técnico e científico, envolvendo ampla participação tanto de alunos como de profissionais, que somaram mais de 5 mil inscritos. Como exemplo citou uma mesa-redonda sobre Segurança do Paciente, que teve grande procura; além das sessões pôsteres e de comunicação coordenada.

Câmaras Técnicas

A conselheira Maria Cristina Massarollo representou o Coren-SP no 1º Encontro das Câmaras Técnicas

No dia 14 de novembro, foi realizado o 1º Encontro das Câmaras Técnicas de Ensino e Pesquisa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. A conselheira Maria Cristina Massarollo, coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP, participou da atividade. Na ocasião, foi promovida uma discussão com base no anexo da Decisão Cofen 018/2019, que dispõe sobre o Regimento Interno das Câmaras Técnicas do Conselho Federal de Enfermagem. “Foram discutidas algumas atividades desenvolvidas pelas Câmaras Técnicas de Educação e Pesquisa dos Conselhos Regionais presentes, sendo propostas discussões para troca de experiências entre as CTEPs”, relatou Cristina.