21º CBCENF é encerrado com palestra e anúncios sobre os dois próximos congressos

O 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) chegou ao fim na última sexta-feira (30/11) com uma das palestras mais aguardadas do evento. A enfermeira e professora Maria Julia Paes da Silva falou sobre o tema “O Desafio de Ser e Fazer o Melhor” para um auditório lotado.

Professora Maria Julia deu dicas sobre como ser uma pessoa e um profissional melhor

Maria Julia contou um pouco de sua trajetória pessoal, em um relato entremeado por dicas para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem presentes.

Uma das histórias que mais chamaram a atenção do público foi sobre o bebê Isaac, que era cuidado por Maria Julia quando ela atuava na assistência. Certo dia ela o viu sorrindo e se deu conta de que o primeiro sorriso do pequeno Isacc, que tinha problemas de saúde desde o nascimento, foi justamente para ela. “Isso mexeu muito comigo. Acho que nós, como profissionais de saúde, lutamos contra a corrente, pois lutamos pela vida em um mundo onde a vida não é valorizada”, disse Maria Julia.

Vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, representou São Paulo no encerramento do 21º CBCENF

Após a palestra, foi realizada a cerimônia oficial de encerramento do 21º CBCENF, que contou com a participação do vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, como representante do estado anfitrião do Congresso.

“Este é um dos maiores congressos que nós presenciamos. Houve a feliz a coincidência do SUS estar completando 30 anos este ano, e acredito que o Sistema Único de Saúde saiu valorizado deste CBCENF. Também creio que o estado de São Paulo acolheu muito bem os congressistas”, comemorou Cláudio.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, trouxe notícias sobre os dois próximos CBCENFS, que serão realizados em Foz do Iguaçu e em Maceió respectivamente

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, finalizou o congresso com duas notícias que foram comemoradas pelos profissionais de enfermagem presentes: “É uma pena que como tudo na vida passa, o CBCENF também passou. Anuncio que no Congresso do ano que vem, teremos o 1º Encontro de Profissionais de Enfermagem do Mercosul, em Foz do Iguaçu, onde esperamos pelo menos mil profissionais paraguaios e também representantes de outros países. Aproveito para anunciar  que o CBCENF de 2020 será na belíssima cidade de Maceió, então podem ir se preparando”, finalizou.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Jeferson Caproni, entregou um dos prêmios do Cofen a representante do hospital Yutaka Takeda, de Parauapebas (PA)

Durante o encerramento foram premiados os melhores trabalhos científicos do congresso e foi entregue o primeiro Selo de Qualidade da Enfermagem do Cofen, que foi para o hospital Yutaka Takeda, de Parauapebas (PA).

O vice-presidente do Coren-SP também entregou premiações aos melhores trabalhos científicos do congresso, ao lado do Conselheiro Federal Leocarlos Cartaxo Moreira, presidente da comissão científica do 21º CBCENF

Confira a cobertura completa do 21º CBCENF!

Tem início o 21º CBCENF, em Campinas
Coren-SP participa do 21º CBCENF com palestras e atividades de simulação
Coren-SP promove julgamento de processo ético simulado e palestras no CBCENF