1º Congresso Paulista do COREN-SP supera expectativas e reúne mais de 2.800 profissionais

O 1º Congresso Paulista do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo superou todas as expectativas, consagrando-se como um grande encontro da categoria. Os números dão uma dimensão da importância do Congresso, que teve início quarta-feira e prossegue até sábado, no Palácio das Convenções do Anhembi. São 2.850 congressistas, 328 trabalhos aprovados, 18 sociedades e associações envolvidas na participação, 17 workshops e 21 estandes.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, destacou o exercício ético da profissão

A Plenária “Aspectos Éticos no Cuidar da Enfermagem”, com participação do professor de Ética e presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, e mediação da vice-presidente do Conselho, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, abriu os trabalhos nesta sexta-feira. Dias da Silva traçou uma retrospectiva histórica da construção da ética, citando filósofos da antiguidade como Sócrates, Platão, Aristóteles e Epicuro.  Esse último defende a Ética do Prazer, do trabalho cotidiano de maneira prazeirosa. “Quem faz algo sem prazer fica doente e se violenta sistematicamente. A paixão é uma valor necessário que precisa sem cultivado”, destacou o presidente do COREN-SP.

A vice-presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho

A vice-presidente falou sobre o aspecto dinâmico da ética e da sua aplicação no dia a dia. “A ética não pressupõe somente os procedimentos técnicos, mas também as questões de relação. Temos que seguir os princípios da dignidade com o ser humano, refletindo sobre o nosso papel nessa relação”, enfatizou Fabíola Braga Mattozinho, citando, como exemplo, posts de fotos de pacientes, feitos por profissionais no Facebook, nem sempre com consentimento dos familiares.

A publicitária e coach Bruna Gasgon encantou a plateia

Na quarta-feira, 23 de abril, a abertura teve como destaque a palestra motivacional da publicitária e coach Bruna Gasgon sobre “Como conviver bem com pessoas que você não suporta”. Bruna abordou o relacionamento no ambiente de trabalho, encenando situações do cotidiano, de maneira bem humorada, e apresentando dicas preciosas para mudar posturas pessoais.

A atriz Márcia Cabrita falou da sua relação com o profissional de Enfermagem enquanto paciente

Já na quinta-feira, o depoimento da atriz Márcia Cabrita, que se curou de um câncer de ovário há quatro anos, traçou um paralelo do relacionamento do paciente com o profissional de Enfermagem, baseado na sua experiência durante o tratamento. Márcia falou da legitimidade do sofrimento e da sua dificuldade de encarar a doença de forma positiva. “Não sou contra o pensamento positivo, mas sim da cura por merecimento. Câncer não é um carma, uma castigo, é somente uma doença”, analisou.

Simulado

Um grande simulado com cerca de 120 participantes, entre equipes do SAMU, do Corpo de Bombeiros, do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências, entre outros, reuniu uma entusiasmada plateia de profissionais da enfermagem durante o terceiro dia do 1º Congresso Paulista do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

O simulado organizado pelo COBEEM mobilizou cerca de 120 profissionais

Um carro real foi utilizado e teve a carroceria cortada por integrantes do corpo de bombeiros que chegaram, assim como as equipes de resgate, vindos de uma zona mais afastada do estacionamento do Anhembi. Os “acidentados” foram representados por figurantes devidamente caracterizados, com maquiagem ilustrando diversos tipos de traumas. Depois de receberem os primeiros-socorros e o devido atendimento no local, os acidentados foram conduzidos pelas ambulâncias cedidas pelo SAMU de diversos municípios do interior do estado e também da capital.

Durante o exercício, realizado no estacionamento do Anhembi, muitos profissionais fizeram o papel de vítimas

Como posso ajudar?