14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. A cada ano, a campanha é centrada, direta ou indiretamente, a um tema relacionado à doença. Os tópicos abordados em anos anteriores, mas que permanecem em pauta também em 2013, reunem-se sob a temática Educar Para Prevenir , tendo como meta a necessidade de educação sobre diabetes e o aumento de programas de prevenção.

Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre a capacitação através da educação. Para os governos, é uma chamada para implementar estratégias e políticas eficazes para a prevenção e tratamento do diabetes. Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento de maneira que as recomendações, baseadas em evidências, possam ser postas em prática. Para o público em geral, é uma chamada para entender o impacto grave do diabetes e saber, sempre que possível, como evitar ou retardar essas complicações.

O profissional de enfermagem que atua na promoção de saúde, vale ressaltar, é de fundamental importância para o sucesso de ações educativas que visam o esclarecimento da população com relação às doenças crônicas.

Em 2013, a Sociedade Brasileira de Diabetes vem divulgando amplamente atividades, propostas de campanhas, iniciativas populares, ações em redes sociais e promoções da International Diabetes Federation em seu site. 

 

 

Objetivos gerais da campanha mundial 
 

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
     
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
     
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações
     
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
     
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2
     
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

 

 

 

 

Adaptação do conteúdo divulgado em http://diamundialdodiabetes.org.br

 

 

Como posso ajudar?