Na luta pelas 30h! Coren-SP percorre o litoral

A instalação da jornada de trabalho de 30 horas para a Enfermagem levou o Coren-SP a três municípios do litoral paulista, esta semana. Os conselheiros Luciano Rodrigues e Matheus Arci estiveram em São Vicente e Bertioga, no dia 22, e em Cubatão, no dia 24.

Em São Vicente e Bertioga foram criados grupos de trabalho para a análise do dimensionamento de pessoal e do impacto econômico da redução da jornada nas redes municipais de Saúde.

O Projeto de Lei da Prefeitura de Cubatão contempla todos os profissionais da rede municipal de Saúde

Já em Cubatão, o Coren-SP participou da apresentação ao Legislativo do Projeto de Lei para a implementação da jornada de 30h semanais para a Enfermagem e demais profissionais da Saúde.  O ato ocorreu na noite de quarta-feira (24), no Bloco Cultural do Paço Municipal, com a participação da prefeita Márcia Rosa e outras autoridades.

A prefeita Márcia Rosa durante a entrega do Projeto de Lei ao legislativo cubatense

O secretário de Saúde do município, Benjamin Rodriguez Lopez, citou a luta histórica dessas categorias “que se dedicam e se doam e nem sempre são lembradas”. Destacou, ainda, que os profissionais de Saúde enfrentam o estresse de lidar com pessoas que passam por momentos muito difíceis, chegando ao ponto máximo do estresse profissional, conhecido como Síndrome de Burnout.

Os conselheiro Matheus Arci e Luciano Rodrigues comemoram a inciativa da prefeitura de Cubatão

O conselheiro Luciano Rodrigues lembrou que esta conquista é fruto do trabalho intenso realizado pelo Coren-SP, junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cubatão,  desde 2012. “Foram inúmeras reuniões para que a redução da jornada saísse do campo das propostas e virasse realidade”, disse, informando que a expectativa é o que o Projeto de Lei já entre em votação na semana que vem.

O conselheiro Matheus Arci, a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, o conselheiro Luciano Rodrigues e a enfermeira Sira da Silva, diretora de saúde de Cubatão

A jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e uma luta antiga da categoria, que enfrenta a morosidade do Congresso e a resistência do Executivo na aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. 

 

Como posso ajudar?