Coren-SP Educação recebe palestras sobre ética e responsabilidade do profissional de Enfermagem

Ética profissional e as responsabilidades do profissional de Enfermagem em seu dia a dia foram os temas centrais do ciclo de palestras “Responsabilidade ética, civil e penal dos profissionais de Enfermagem”, realizado no Coren-SP Educação nesta quinta-feira (26), na capital.


O conselheiro Alessandro Andrighetto detalhou o CEPE – Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Na parte da manhã, o conselheiro Alessandro Lopes Andrighetto ministrou palestra sobre ética profissional para os cerca de 80 enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem presentes no auditório. Dentre os temas tratados, destaca-se o artigo 10 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), que diz que o profissional tem o direito de recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência. O conselheiro também explicou os conceitos de negligência, imperícia e imprudência, além de falar sobre a necessidade de uma maior politização da categoria: “A Enfermagem ainda não é uma profissão politizada. Se nos unirmos, temos a possibilidade de eleger quem a gente quiser”, destacou.


O fiscal Alexandre Juan Lucas esclareceu algumas questões relativas à ação fiscalizatória do Coren-SP

O fiscal Alexandre Juan Lucas fez algumas intervenções pontuais durante a palestra, inclusive alertando os profissionais presentes sobre o papel consultivo da fiscalização do Coren-SP: “Saibam que vocês tem o direito de se aproximarem de um fiscal do Coren-SP para esclarecer dúvidas de quando houver uma visita da fiscalização à instituição onde vocês trabalham”, explicou.

No período da tarde, a professora Mônica Trovo falou sobre o tema “Ética e conflitos interpessoais nas relações profissionais”.


A professora Mônica Trovo destacou a ética e os conflitos interpessoais no ambiente profissional

Entre outras coisas, ela esclareceu a plateia sobre a importância da comunicação para prevenir erros e conflitos no ambiente de trabalho: “A comunicação entre a equipe de saúde deve fluir de forma clara. Todos os membros de uma equipe de alta performance devem ser informados sobre o que está acontecendo”,  definiu.

Como posso ajudar?