Doenças tipicamente masculinas são debatidas no Novembro Azul do Coren-SP

A prevenção ao câncer de próstata e a outras doenças tipicamente masculinas foram os temas do evento em comemoração ao Novembro Azul 2015 realizado na tarde desta segunda-feira (9/11) no Coren-SP Educação, na capital. A atividade contou com a participação de cerca de 90 profissionais de Enfermagem.

O urologista Roni Fernandes, o primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, a médica oncologista Marineide Prudencio e o 1º vice-presidente do CREF4/SP, Flávio Delmanto, compuseram a mesa de abertura do evento

A mesa de abertura foi conduzida pelo primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, que destacou a importância dos profissionais de Enfermagem cuidarem também de si mesmos: “Aquele que não cuida da sua própria saúde não pode cuidar da saúde do outro”, destacou.

“Aquele que não cuida da sua própria saúde, não pode cuidar do outro”, destacou o primeiro-secretário do Coren-SP

A mesa também teve a presença de Flávio Delmanto, 1º vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região/SP; Roni Fernandes, urologista da Santa de Casa de São Paulo e presidente da seção paulista da Sociedade Brasileira de Urologia e Marineide Prudencio de Carvalho, chefe da oncologia clínica da Santa Casa de São Paulo.

O urologista Roni Fernandes falou sobre prevenção ao câncer de próstata

A programação de palestras teve início com o tema “Alcoolismo e Tabagismo”, palestra proferida por Marineide Prudencio. A médica destacou o fato de o alcoolismo ser uma doença com prevalência na população masculina: “apenas 30% dos alcoólatras são mulheres, e quando as mulheres bebem, bebem em casa. É uma questão cultural”.

​Cláudio Tafla, diretor médico da Mapfre Seguros, detalhou o sistema de saúde brasileiro

O cardilogista Cláudio Tafla, diretor médico da Mapfre Seguros, falou sobre “Saúde Suplementar e Oncologia”, e fez um apanhado geral do sistema de saúde brasileiro. “Todo brasileiro tem um plano de saúde universal e gratuito, que é o SUS”, disse. Ele também explicou alguns dos procedimentos e critérios utilizados pelos planos de saúde privados na concessão de seus serviços.

A médica oncologista Marineide Prudêncio debateu com a platéia os males do alcoolismo e do tabagismo

Já o urologista Roni Fernandes falou sobre “Câncer de Próstata – Prevenção, Tratamento e Cura”. Ele mostrou alguns dados que refletem a urgência de uma maior conscientização dos homens com sua própria saúde: “Metade dos homens não se preocupa com saúde”, sentenciou.

Sobre o Novembro Azul

Conhecido mundialmente como Movember, junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro), o movimento conclama os homens a deixarem o bigode crescer durante todo o mês, como demonstração de apoio à causa da saúde masculina. Com novos adeptos a cada ano, estima-se que atualmente mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo participem ativamente da campanha, em países como Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e África do Sul.

No Brasil, costumam ser realizados eventos em hospitais e instituições de saúde, como palestras e campanhas de exames de toque retal para detecção do câncer de próstata. Além disso, alguns prédios públicos e monumentos são iluminados de azul como parte da campanha. Este ano, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribuna Federal, em Brasília, assim como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro receberão iluminação especial na cor azul como forma de participação no Novembro Azul.

Como posso ajudar?