USP reinaugura Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-americana

Dentro das comemorações dos 73 anos da Escola de Enfermagem da USP, foi reinaugurado nesta sexta-feira (6/11) o Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-americana. A solenidade, realizada no auditório Maria Rosa de Souza Pinheiro, foi prestigiada pela presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e pelo primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Lima Oliveira.

A diretora da Escola de Enfermagem da USP, Maria Amélia de Campos Oliveira, ressaltou a importância do Centro Histórico Cultural no cenário nacional e internacional

O coordenador do projeto de reinauguração e do Grupo de Pesquisa em História e Legislação da Enfermagem da USP, professor Genival Fernandes de Freitas, destacou a mobilização dos funcionários da instituição e de profissionais da área na recuperação do espaço e dos materiais. “A construção foi coletiva e envolveu muitos atores que se empenharam na revitalização deste espaço dedicado à memória da Enfermagem. São milhares de documentos, como relatórios das primeiras líderes da Enfermagem brasileira, livros, insígnias, indumentárias, relíquias e objetos, verdadeiros vestígios e pegadas do ser enfermeiro”, detalhou.

O professor Genival Fernandes de Freitas, coordenador do projeto de reinauguração, destacou o empenho de toda a equipe

O Centro Histórico contempla os seguintes acervos: fotográfico; jornalístico; documental; de objetos da assistência da Enfermagem e do cuidado em saúde; de obras históricas; de objetos institucionais; da oralidade e ainda um acervo sobre a residência dos alunos de Enfermagem no Internato da USP. 

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho (blazer verde), junto com o primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, e os integrantes do Grupo de Pesquisa em História e Legislação da Enfermagem da USP

A diretora da Escola de Enfermagem da USP, Maria Amélia de Campos Oliveira, destacou o enorme valor histórico do Centro Cultural. “Com a revitalização, este Centro recupera o seu lugar de destaque no cenário nacional e internacional”, comemorou.

O Centro Histórico reúne livros, indumentárias, objetos e relíquias da história da Enfermagem

Como posso ajudar?