Ética e simulação realística marcam participação do COREN-SP no 18º CBCENF

O vice-presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, participou de mesa-redonda sobre ética profissional na tarde da última quarta-feira (16), como parte da programação científica do 18º CBCENF – Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.

A mesa, que foi moderada por Antônio Coutinho de Jesus, conselheiro do COFEN, também contou com a participação de Fernanda Lúcia Cerqueira (COREN-PE), Sílvia Maria Neri Piedade (Câmaras Técnicas/COFEN) e Solange Fátima da Costa (Universidade Federal da Paraíba).

“A ética sempre está relacionada à consciência do indivíduo. Quem é ético não veste máscaras no seu cotidiano, mas age com base na consciência”, destacou o vice-presidente do COREN-SP.

Mauro Silva aborda ética e profissionalismo em sua fala

COREN-SP Educação também é destaque

Já na tarde da última quinta-feira (17), o destaque da participação paulista no Congresso foi a simulação realística – ferramente imprescindível para a boa formação do profissional de Enfermagem.

A conselheira Renata Pietro fez palestra onde contou aos representantes de CORENs de outros estados sobre a experiência do COREN-SP Educação na utilização de bonecos de simulação realística. “Há estudos que demonstram que os países que mais utilizam simulação realística na formação de profissionais de Enfermagem têm as assistências de melhor qualidade no mundo”, destacou a conselheira.

Renata fez um paralelo entre a aviação e a Enfermagem: duas profissões que lidam diretamente com a vida humana, e nas quais os erros costumam ser fatais.Ela frisou o fato da aviação utilizar amplamente os simuladores na capacitação dos pilotos. “Está na hora de a Enfermagem começar a utilizar mais e melhor os recursos tecnológicos na capacitação dos profissionais”, disse.

Conselheira Renata Pietro destaca atuação do COREN-SP Educação em sua fala

Sobre o 18º CBCENF

O 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado entre 14 e 18 de setembro em João Pessoa (PB) e organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reúne cerca de 6.700 profissionais e estudantes de Enfermagem, além de representantes do COFEN e de todos os CORENs do país.

Considerado o segundo maior Congresso de Enfermagem do Brasil, o CBCENF conta em sua programação com a apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas, fóruns de discussão, e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos Regionais de Enfermagem, visando a troca de experiências entre os membros do sistema.

Como posso ajudar?