Reunião da Conatenf marca inclusão histórica do nível médio no Cofen

A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) iniciou nesta terça-feira (25/8) os seus trabalhos, com reunião na sede do Cofen, em Brasília. “Foram necessários 42 anos para chegarmos até aqui. É um momento histórico a presença efetiva dos técnicos e auxiliares no Conselho Federal de Enfermagem. Esperamos que vocês possam contribuir de forma efetiva; o futuro da profissão virá do presente que construirmos agora”, afirmou o presidente Manoel Carlos Neri, na abertura.

O segundo-tesoureiro do COREN-SP, Jefferson Erecy Santos, terceiro da esquerda para a direita, é um dos integrantes da Conaenf

As trajetórias individual e coletiva, as dificuldade e luta da categoria foram lembradas pelos integrantes da Conatenf, que ressaltaram a evolução da postura do Cofen em relação à categoria “O diálogo e representação do nível médio no Cofen sempre foi uma demanda da nossa”, afirmou Emerson Pacheco, diretor de formação da CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde) e vice-presidente da Federação dos Servidores da Saúde no Rio Grande do Sul.

A Conatenf discutiu os primeiros eixos de trabalho e a organização do 1º Encontro Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que acontecerá durante o 18oCBCENF, realizado em João Pessoa de 15 a 18/9. “O Cofen abre, em definitivo, o diálogo direto com o nível médio”, afirmou o conselheiro federal Antonio Coutinho, designado para acompanhar e apoiar os trabalhos da comissão junto ao Cofen.

Membros da Conaenf na reunião, na sede do COFEN, em Brasília

As condições de vida e trabalho específicas dos técnicos e auxiliares, também reveladas na Pesquisa Perfil da Enfermagem, será um dos eixos da discussão. A Conatenf foi convidada a participar, na quinta-feira (27/8), de oficina que discutirá políticas públicas à luz do estudo, realizado pela Fiocruz por iniciativa do Cofen.

O diálogo aberto com o nível médio é uma das propostas da atual gestão do Cofen (2015-2018) que, em sua primeira reunião de plenária, em abril, aprovou a criação da Conatenf. A comissão tem caráter permanente, com função propositiva e consultiva, representando uma instância de interlocução direta do nível médio junto ao plenário do Cofen.

Composição da Conatenf

Efetivos

• Rosângela Fernandes Alves França (coordenadora)
  • Emerson Cordeiro Pacheco