Curso sobre Comissão de Ética prepara profissionais para a formação de CEE

O COREN-SP promoveu nesta quarta-feira (19) o curso “Comissão de Ética de Enfermagem: da sua constituição ao relatório final”. Realizado pelo Grupo de Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) e pelo Grupo de Trabalho de Ética e Bioética do COREN-SP, o treinamento foi ministrado pelos conselheiros Paulo Cobellis, Alessandro Correia da Rocha e Ildefonso Márcio Oliveira da Silva e contou com a participação da presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho.

Curso “Comissão de Ética de Enfermagem: da sua constituição ao relatório final” lotou o auditório do COREN-SP Educação

Durante o curso, o conselheiro Paulo Cobellis, um dos idealizadores da iniciativa, destacou o papel e as atribuições das Comissões de Ética de Enfermagem. “As comissões devem ser vistas como extensões do Conselho e agir com caráter educador, consultor, fiscalizador e conciliador”.

Conselheiro Paulo Cobellis orienta os profissionais sobre a formação de Comissões de Ética de Enfermagem

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, ressaltou que a iniciativa vai ao encontro da lógica do conselho de resgatar os princípios éticos no exercício da Enfermagem. “A Comissão de Ética não deve ser vista com caráter punitivo, mas como um braço do COREN-SP que trabalha pelos direitos e deveres do profissional”.

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, destaca a importância das CEE

A enfermeira e responsável técnica Elaine Cristina da Silva busca no curso a orientação sobre a formação e o trabalho de Comissões de Ética de Enfermagem. Elaine atua no Hospital Infantil Boldrini, em Campinas, e, segundo ela, a instituição pretende criar uma CEE.

Para o enfermeiro Leandro Barini, “as comissões de ética reforçam a visão da Enfermagem como profissão cientifica com base teórica e incentivam a busca constante por melhorias no atendimento ao usuário”.

Profissionais prestigiam o Curso.

Tendo em vista a disponibilidade dos profissionais e com o intuito de facilitar a participação, o treinamento foi oferecido para três turmas em horários diferentes, sendo manhã, tarde e noite.

A atividade foi a primeira da série de eventos que abordam a ética. Os próximos eventos acontecem nas datas abaixo. A inscrição é gratuita e deve ser realizada aqui.

“Ciclo de Palestra de Ética – Colóquios de Ética”

27/08 – Ética e Ética Profissional, qual é a reflexão?

17/09 – Ética nas Relações Profissionais

15/10 – Assédio Moral

26/11 – Responsabilidade Ética, Civil e Penal do Profissional de Enfermagem

03/12– Ética no uso das Redes Sociais e Assédio Moral

“Programa Bioética no Cinema”

10/09 – Tomada de Decisão Profissional, com o filme “Doze homens e uma sentença”

08/10 – Autonomia Profissional, com o filme “De quem é a vida afinal?”

12/11 – Recursos Escassos, com o filme “Medidas extremas”

17/11 – Ética na Pesquisa, com o filme “Cobaias”

Como posso ajudar?