Projeto de Lei do piso salarial nacional para a Enfermagem ganha força no Congresso

Quatro Projetos de Lei (PLs) que tratam do mesmo tema foram acrescidos ao PL 459/2015, que estabelece piso salarial nacional aos profissionais de Enfermagem. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o apoio suprapartidário fortalece a mobilização pelo piso.

O projeto original, apresentado em 2009 pelo deputado Mauro Nazif (PL-4924/09), foi arquivado na atual legislatura, que não conta com mandato de Nazif. Com o aglutinamento de outros projetos, a criação do piso salarial volta a ganhar força no Congresso.

Pesquisa ´Perfil da Enfermagem’ e salários dos profissionais

A pesquisa Perfil da Enfermagem brasileira, realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) por iniciativa do COFEN, revelou que um elevado percentual de profissionais (16,8%) tem renda total mensal de até R$ 1.000. Cerca de 27 mil recebem menos de um salário mínimo por mês.

Como posso ajudar?