Ética e legislação em Enfermagem são abordados em Simpósio de Terapia Infusional

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, participou nesta sexta-feira (3) do “III Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional”, realizado no Auditório Moise Safra, no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital. Durante a palestra, a enfermeira e advogada destacou à plateia os procedimentos éticos e legais que envolvem esse tipo de terapia.


A presidente do COREN-SP prestigiou o Simpósio e contribui com uma palestra sobre ética e legislação profissional

“Não basta simplesmente aplicarmos a legislação, mas temos que conhecer e entender o objetivo das normas que seguimos”, salientou, ao introduzir os conceitos de ética. Como exemplo de leitura interpretativa do Código de Ética, Fabíola citou um assunto bastante atual: “Na época em que o Código foi criado não se falava especificamente em Facebook. Entretanto, a má utilização das redes sociais é contemplada no artigo 19, que garante o direito à privacidade do outro”, enfatizou.

A palestrante também citou alguns exemplos de casos reais de erros de Enfermagem e de violações à ética e à legislação profissional, e explicou como esses erros podem ser evitados quando se conhece a legislação. Ao final, deixou uma mensagem otimista e confiante: “Se nos unirmos e recuperarmos a melhor essência que nós temos, certamente a Enfermagem será a profissão do futuro”.


A plateia teve um momento para fazer perguntas sobre ética profissional e esclarecer dúvidas diretamente com a representante do COREN-SP 

O III Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional, promovido pelo Hospital Albert Einstein, reúne convidados do Brasil e do exterior para demonstrar os principais avanços da tecnologia em cateter e terapias de infusão, abordando temas como educação, prevenção, qualidade e também a visão pela experiência do próprio paciente.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial do Simpósio.

Como posso ajudar?