COREN-SP participa de audiência com Secretário de Estado da Saúde

Em resposta à solicitação formal do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, o secretário estadual de Saúde, David Uip, recebeu nesta quarta-feira, 1º de junho de 2015, a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e o primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinícius de Lima Oliveira.

A reunião durou cerca de duas horas e contou, ainda, com a participação da assessora da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Floracy Gomes Ribeiro. Estiveram em debate temas de relevância, como a valorização dos profissionais de Enfermagem, entre outros.

A assessora do secretário estadual de saúde, enfermeira Floraci Gomes Ribeiro, a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, o secretário de estado de saúde, David Uip e o primeiro-secretário do COREN-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira discutiram a valorização da Enfermagem paulista

Um dos pontos mais importantes abordados pela presidente Fabíola de Campos Braga Mattozinho foi a participação do COREN-SP no Comitê de Crise, criado recentemente pela SES. O objetivo é fazer frente a problemas relacionados à violência sofrida pelos profissionais de saúde, à falta de recursos, à judicialização das ações de saúde, à organização do sistema e à utilização inadequada dos serviços por parte da população – como, por exemplo, a sobrecarga de prontos-socorros por demandas que deveriam ser resolvidas pela atenção primária. David Uip enalteceu o interesse do Conselho, além de assumir o compromisso de integrar o COREN-SP ao Comitê desde já.

A questão relacionada ao reenquadramento dos profissionais que atuam como auxiliares de Enfermagem para a função de técnico de Enfermagem também foi apresentada ao secretário estadual da Saúde, que se comprometeu a estudá-la, inclusive sob o aspecto legal, por sua assessoria.

Ainda fizeram parte da pauta assuntos ligados à fiscalização, o atendimento de saúde à mulher realizado no Estado, e o estreitamento das relações entre o COREN-SP e a SES.

“Saímos com o compromisso de encaminhamento de questões fundamentais para a valorização profissional e para a qualificação da assistência aos cidadãos. Esperamos que os pontos tratados e acordados se concretizem com celeridade”, ponderou a presidente Fabíola Mattozinho, acrescentando que o encontro foi produtivo e que o secretário reafirmou, diversas vezes, a importância da Enfermagem no sistema de saúde.

Como posso ajudar?