Fiscais recebem treinamento sobre Protocolos Clínicos de Enfermagem

Após participarem de oficinas de SAE (Sistematização da Assistência em Enfermagem), em junho, agora os fiscais do COREN-SP estão passando por um treinamento voltado à construção de protocolos clínicos de Enfermagem. O objetivo da autarquia é atualizar toda a equipe de fiscalização – quase 100 fiscais em todo o estado – sobre as práticas mais modernas e atuais adotadas pelas instituições de saúde.

A professora titular da USP, Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta, ministrou o treinamento

Os fiscais que atuam na Grande São Paulo estão sendo os primeiros a receber a capacitação, que teve início na quarta-feira (1) e prossegue até amanhã (3), na sede do Conselho, na capital. “A oficina de Construção de Protocolos Clínicos em Enfermagem tem carga horária de 24 horas, divididas em três dias. Um dos principais temas do treinamento é a Prática Baseada em Evidências”, detalha a professora titular do departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da USP, Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta, coordenadora pelo curso.

Fiscais e chefes-técnicos da Grande Sâo Paulo estão sendo capacitados em Construção de Protocolos Clínicos entre os dias 1, 2 e 3 de julho

O treinamento, no entanto, não se limitará aos fiscais do COREN-SP. Esse é o primeiro passo de um projeto que pretende capacitar os profissionais de Enfermagem de São Paulo para a Prática Baseada em Evidências e Construção de Protocolos Clínicos. “Nossa ideia é lançarmos uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada aos profissionais, e capacitarmos presencialmente enfermeiros Responsáveis Técnicos de instituições de saúde”, explica a professora Cibele Andrucioli.

“O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Protocolos Clínicos do COREN-SP. Em breve faremos a capacitação também dos fiscais que atuam nas subseções do Conselho no litoral e interior do estado”, revela a conselheira Marcília Crivelli Bonacordi Gonçalves, uma das responsáveis pela iniciativa.

Como posso ajudar?