COREN-SP participa da construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde

Desde o início do ano, o COREN-SP vem participando ativamente das discussões preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em dezembro, em Brasília. A intenção é levar ao encontro propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde, tendo como principal viés a atuação da Enfermagem. Além de eleger conselheiros como delegados para a Conferência, o COREN-SP também incentivou os profissionais de Enfermagem a participar das discussões promovidas nos municípios.

“Incluímos propostas de extrema importância para a construção do SUS, entre as quais, uma que entrou no documento final da Conferência, relativa à reestruturação do Hospital do Servidor Público Municipal”, comemorou o segundo-tesoureiro.

Segundo-tesoureiro, Jefferson Erecy Santos (à direita) do COREN-SP foi eleito um dos 32 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde

Esta semana, o segundo-tesoureiro do COREN-SP, Jefferson Erecy Santos, foi eleito delegado na 18ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, realizada de 22 a 24, no Palácio de Convenções do Anhembi, na capital. Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o encontro contemplou oito eixos temáticos, tendo a participação de Jefferson nas discussões do tema III. Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.

O conselheiro Luciano André Rodrigues participou da Plenária Popular Sudeste, realizada em março na ALESP…

Com o mesmo objetivo, o conselheiro Luciano André Rodrigues, membro do Comitê de Relações Institucionais (CRI) do COREN-SP, participou, em abril, da 19ª Conferência Nacional dos Conselhos de Saúde, em Brasília. Na abertura do encontro, falou pelo estado de São Paulo e defendeu a aprovação do PL das 30h. “Ratificamos o compromisso do COREN-SP com os profissionais e com a sociedade”, lembrou. Ao todo, participaram cerca de 1500 representantes de conselhos de saúde e movimentos sociais de todo o Brasil.

…e da 19ª Conferência Nacional dos Conselhos de Saúde, em Brasília

Outro momento que teve a presença da autarquia foi a Plenária Popular Sudeste de Saúde, realizada em março, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Na ocasião, foi elaborada a “Carta de São Paulo” que será utilizada como referência para as discussões envolvendo a Região Sudeste, na 15ª CNS. “A atuação do COREN-SP foi expressiva. Dialogamos com os vários segmentos da sociedade, em especial com os usuários do SUS. Explicamos o compromisso da Enfermagem com a sociedade brasileira através dos cuidados assistenciais e da produção científica”, finalizou o conselheiro Luciano Rodrigues.

Como posso ajudar?