COFEN promove Encontro Nacional de Especialistas em parceria com o COREN-SP

O COREN-SP Educação, braço educativo do COREN-SP, localizado no bairro de Santa Cecília, na capital paulista, abrigou nesta quarta-feira, 17/6, o 2º Encontro COFEN e Associações de Especialistas em Enfermagem. O evento contou com a presença de representantes, em sua maioria diretores, de várias sociedades da Enfermagem paulista e brasileira.

O assessor de Relações Institucionais do COFEN, Antonio Marcos Freire Gomes, destacou a importância do estreitamento de relações da autarquia com as sociedades de Enfermagem

Durante a abertura, o assessor de Relações Institucionais do COFEN, Antonio Marcos Freire Gomes, justificou a escolha de São Paulo como palco do evento. “Este encontro reconhece em si o fato de São Paulo ser o grande centro produtor de conhecimento científico em Enfermagem no Brasil”. O estreitamento da relação da autarquia com as associações foi outro ponto destacado por Antonio Marcos. “É preciso um olhar diferenciado para os enfermeiros especialistas. Estamos aqui para ouvir vocês, para saber qual é o modelo ideal que o COFEN deve estabelecer para fazermos juntos um trabalho bem estruturado”, esclareceu.

A conselheira Renata Pietro representou o COREN-SP durante o evento realizado no Coren-SP Educação

Representando o COREN-SP durante a abertura dos trabalhos, a conselheira Renata Pietro também destacou a importância da integração dos órgãos normativos com a categoria: “A ideia é que possamos construir, cada vez mais, essas práticas conjuntas, baseadas em três pilares: o Conselho Federal de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem e as sociedades e associações”, pontuou.

Na sequência, a psicóloga Noeli Trindade conduziu uma dinâmica de grupo onde foram discutidos os principais desafios das várias entidades da Enfermagem e elaborado um documento com sugestões de todos os presentes. O objetivo é que as propostas sejam discutidas na plenária do COFEN e também durante o 18º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), que ocorrerá em setembro, em João Pessoa (PB).

A psicóloga Noeli Trindade conduziu a dinâmica que resultou na elaboração de um documento ao COFEN

À tarde, o assessor legislativo do COFEN, advogado Luiz Gustavo Muglia, abordou os aspectos legais dos registros das sociedades. “Temos que entender os limites legais de atuação das sociedades e associações para podermos discuti-las com maior propriedade”, explicou. Em seguida, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Beatriz Guitton, falou sobre o tema “Especialidades x Especialistas”. 


A professora Beatriz Guitton falou sobre o tema “Especialidades x Especialistas” 
 


O assessor legislativo do COFEN, Luiz Gustavo Muglia, abordou os aspetos legais das sociedades e associações

O encerramento do encontro contou com a presença da presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, que resumiu o encontro: “Nós [especialistas] somos um grupo qualificado, esse é um momento que não podemos deixar passar. Temos que ter de forma clara o papel das Sociedades de Especialistas”. O vice-presidente da autarquia, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, também prestigiou o encerramento do evento, ao lado do primeiro-secretário, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, da segunda-secretária Rosângela de Mello e do conselheiro Marcel Willan Lobato.


A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, fez o encerramento do Encontro

Como posso ajudar?