COREN-SP marca presença no XII Fórum Internacional de Sepse

São Paulo recebeu, nos dias 28 e 29 de maio, o XII Fórum Internacional de Sepse, coordenado pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). Encontro de extrema importância para a saúde pública, contou com palestrantes de diversas áreas, entre os quais a Profª Drª Renata Pietro, conselheira responsável pelo COREN-SP Educação. Além de palestrante, representou o Conselho de Enfermagem do Estado de São Paulo ainda na mesa de abertura, explicitando a parceria e as ações que serão adotadas pelo COREN-SP para a detecção precoce da sepse pela equipe de Enfermagem.


A conselheira Renata Pietro foi a única enfermeira a ministrar palestra no evento

Única enfermeira a fazer uma apresentação no evento, Renata Pietro discorreu sobre a relevância do diagnóstico precoce da doença. “Fico muito feliz pela receptividade que tivemos durante a palestra, considerando, sobretudo, que é fundamental discutir e elucidar sempre a importância da equipe multidisciplinar acerca do tema”. 

Esta realização é fruto de uma parceria entre COREN-SP e o ILAS, cujo o objetivo é treinar e capacitar profissionais de enfermagem para o diagnóstico precoce de sepse, indentificado pelos critérios da síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS): sepse, sepse grave e choque séptico. “A Enfermagem é a equipe que está mais próxima do paciente durante as 24 horas do dia, portanto, este tipo de capacitação é fundamental para a precocidade do cuidado”, destaca Renata Pietro.

Autora do livro ‘Sepse Para Enfermeiros – Da Identificação aos Cuidados’, da Editora Atheneu, a conselheira afirma que o COREN-SP pretende levar essa parceria para todo o estado, por meio de cursos e atividades educacionais.


O Fórum é um dos principais eventos dedicados ao debate sobre Sepse

A qualidade de vida do paciente séptico pós-alta, a aplicação dos resultados de estudos à realidade brasileira, a utilização de protocolos para o atendimento gerenciado e o manejo hemodinâmico e os cuidados que devem ser ofertados pela equipe foram alguns dos temas destacados pela conselheira Renata Pietro. 

O Fórum é um dos principais eventos relacionados ao debate sobre a doença, congregando mais de 500 profissionais.

Como posso ajudar?