Botucatu e Ribeirão Preto encerram a Semana da Enfermagem do COREN-SP

Dois eventos no interior do estado encerraram, em grande estilo, a Semana da Enfermagem de 2015 do COREN-SP. Na quarta-feira, 27/5, mais de 300 estudantes e profissionais de saúde lotaram o auditório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, onde as palestras e conferências abordaram o papel da Enfermagem na melhoria do SUS. Já na quinta-feira, 28/5, a subseção de Ribeirão Preto recebeu atividades durante todo o dia, voltadas à ética e educação em saúde.


A mesa de abertura do evento em Botucatu contou com a participação da Prof.  Silvana Artioli Schellini (UNESP); José Carlos Souza Trindade Filho (gerente do HC-UNESP); Antônio Luiz Caldas Junior (vice-prefeito de Botucatu); Fabíola de Campos Braga Mattozinho (presidente do COREN-SP); Marly Thiegh (CAIS) e José Carlos Cristovam (Fundação UNI)

Em Botucatu, a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, abriu o evento ao lado do vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Junior e de outras autoridades. Na sequência, ministrou a conferência “Importância da Enfermagem no fortalecimento do SUS”, na qual defendeu a participação ativa dos profissionais de Enfermagem na elaboração das políticas públicas de saúde do país: “É importante que a Enfermagem tenha esse princípio de querer participar. Temos que conhecer nossas competências e saber onde temos que chegar”, argumentou.


A auxiliar de Enfermagem Maria Aparecida Padilla Oliva foi uma das profissionais de Enfermagem homenageadas pelos representantes do COREN-SP

Na ocasião, foram homenageadas a enfermeira Marcia Tonin Rigotto Carneiro e a auxiliar de Enfermagem Maria Aparecida Padilla Oliva pelo histórico exemplar. As profissionais receberam as placas comemorativas das mãos da conselheira Marcília Rosana Crivelli Bonacordi Gonçalves, do segundo-tesoureiro da autarquia, Jefferson Erecy Santos e do conselheiro Edir Kleber Boas Gonsaga.

“A implementação das Redes de Assistência à Saúde no SUS” foi o tema da conferência ministrada, na sequência, pela professora Regina Stela Spagnuollo, que explicou o fato de o Sistema Único de Saúde ser composto unidades distintas que precisam de maior integração para tornar o atendimento à população mais eficaz: “Existe uma carência de mecanismos logísticos para integrar o SUS. Temos que passar dos sistemas fragmentados para as redes”, detalhou.


Comissão organizadora do evento da Semana da Enfermagem do COREN-SP em Botucatu

A discussão sobre os cursos de graduação e a formação técnica dos profissionais de Enfermagem encerrou o encontro, com a participação de professores e representantes do mercado de trabalho. “Só podemos melhorar o SUS por meio de uma educação participativa, com contribuições de todos: alunos, professores, profissionais e população”, decretou a professora Ilda de Godoy, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, a mesa de abertura do evento, realizado no auditório da subseção, foi composta pela presidente da ABEn-RP, Soraia Assad Rabeh; pela vice-diretora da Escola de Enfermagem da USP, Lídia Rossi; pela diretora da Divisão de Enfermagem do HC, Luci Romero e pela diretora da Divisão de Enfermagem da Secretária de Saúde de Ribeirão Preto, Eliana Ferro, além da conselheira Rosemeire Oliveira de Carvalho.


A segunda-secretária do COREN-SP falou sobre “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”

Na sequência, a segunda-secretária do COREN-SP, Rosângela de Mello, comandou a discussão “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”. No período da tarde, o tema foi “Atitude, Ética e Imagem Profissional”. 

No encerramento do evento, a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, destacou a importância da mobilização da Enfermagem. “Nós criticamos muito, mas muitas vezes nos esquecemos de agir para mudar aquilo que criticamos. Críticas sem ações se tornam críticas vazias”, pontuou, antes de conduzir a cerimônia de homenagem às profissionais com o registro mais antigo da região de Ribeirão Preto: a enfermeira Tokico Murakawa Moriya e a técnica de Enfermagem Vilma de Oliveira Geraldini.


Comissão organizadora do evento de encerramento da Semana da Enfermagem do COREN-SP, realizado no auditório da subseção de Ribeirão Preto

A cerimônia e Semana da Enfermagem 2015 do COREN-SP terminaram com a apresentação do coral da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto).

Como posso ajudar?