COREN-SP homenageia profissionais na Semana da Enfermagem

Campinas e Guarulhos deram início à programação da Semana da Enfermagem do COREN-SP, que se estenderá até o dia 28, com uma série de eventos em todas as regiões do Estado. Além de discussões sobre os principais desafios da categoria, estão sendo homenageados profissionais que ao longo de décadas têm se dedicado ao bem-estar e à saúde da população.   

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, fala durante a abertura da Semana na PUC Campinas

Em Campinas, a solenidade foi realizada no auditório Monsenhor Salim, numa parceria com a PUC Campinas. Participaram da abertura a diretora adjunta do Centro de Ciências da Vida, da PUCCAMP, Glória Maria de Almeida Souza Tedrus; as enfermeiras Fabíola de Campos Braga Mattozinho (presidente do COREN-SP), Ana Luiza Ferreira  Meres (dir. de Enfermagem do Hospital e Maternidade Celso Pierro), Monica Costa Ricarte (coordenadora acadêmica da PUCCAMP) e Maria Silvia Vergílio (ABEn-SP), além do padre João Batista Césario (Pastoral da PUCCAMP) e da acadêmica Thais Rodrigues Canabrava.

Além de participar da abertura, a presidente do COREN-SP proferiu palestra sobre competências técnicas, éticas e científicas

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, falou da necessidade de iniciar um processo de reflexão sobre as competências da Enfermagem. “Precisamos resgatar a humanidade que existe em cada um de nós, refletindo sobre o que somos, quem somos e onde queremos chegar”, instigou. 

A presidente do COREN-SP, a profissional homenageada em Campinas e os responsáveis pela organização

Já a diretora do Celso Pierro, Ana Luiza Meres, falou da importância do fortalecimento de uma cultura de segurança do paciente. ”O profissional de Enfermagem deve estar preparado, com competência técnica, para atuar no cenário intra e extra-hospitalar, garantindo a prevenção e a manutenção à saúde”. O investimento na qualificação contínua também foi ressaltado pela enfermeira Monica Ricarte. “A tradução do pensar crítico depende diretamente do nosso conhecimento”, destacou à plateia.

Guarulhos
Realizado na Universidade de Guarulhos (UnG), o evento na cidade da Grande São Paulo foi prestigiado pelo vice-presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Carlos Chnaiderman, além da coordenadora do curso de Enfermagem da UnG, Maria de Belém Gomes. Na oportunidade, Dias da Silva ministrou palestra sobre o tema “Construindo a 15ª Conferência Nacional da Saúde”, enfocando aspectos da saúde pública. 

O vice-presidente do COREN-SP, Mauro Dias da Silva, entre a coordenadora do curso de Enfermagem da UnG, Maria de Belém Gomes e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Carlos Chnaiderman

Homenageadas
Em Campinas, a profissional homenageada foi a técnica de Enfermagem Vanilda Soranso, que atua na área desde 1975. “Fico honrada com a homenagem do COREN, órgão o qual nos apoia, protege e incentiva”, declarou.

A técnica de Enfermagem Vanilda Soranso, de Campinas, recebe a placa de homenagem do COREN-SP das mãos da presidente, Fabíola Mattozinho

Já em Guarulhos as homenageadas foram a auxiliar de enfermagem Sonia Aparecida Morales, especializada em saúde ocupacional, e a enfermeira Susanne Beatrix Grempel, que trabalha na Anvisa. Sonia diz que nasceu com o dom de cuidar e se sente realizada. “Estou extremamente lisonjeada, parece um sonho”. A satisfação também foi compartilhada pela Susanne. “Meu coração se encheu de felicidade ao receber este belo reconhecimento”, confessou.

As profissionais homenageadas em Guarulhos, Susanne Grempel e Sonia Morales

Como posso ajudar?