SAE é tema de palestra na Escola de Enfermagem da USP

O vice-presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, esteve na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) na tarde da última quinta-feira (5/3), onde ministrou uma aula com o tema “Relações da Ética com a Sistematização da Assistência em Enfermagem” para cerca de 30 enfermeiros.


O vice-presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, falou sobre as relações entre Ética e SAE

Durante a atividade, Dias da Silva abordou temas como “O que é ser enfermeiro com ética?” e as diferenças entre lei e ética. “Nos julgamentos éticos dentro do COREN-SP, não basta seguirmos apenas a lei. Temos que, além da lei, considerar também as condições éticas valorativas que motivaram as ações daquele profissional”, explicou.

O palestrante também falou sobre a importância de o profissional de Enfermagem conhecer a lei do exercício profissional (7.498/86), bem como o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A  ligação entre a legislação e a Sistematização da Assistência foi esclarecida: “Existem questões tanto na lei quanto no Código de Ética que estão relacionadas à SAE, como por exemplo as anotações de Enfermagem, entre outras”, disse.


Cerca de 30 enfermeiros assistiram à aula ministrada por Mauro Antônio Pires Dias da Silva 

Para concluir, foi mostrada uma linha do tempo contendo as principais Teorias da Enfermagem que contribuíram para a Sistematização da Assistência, de Florence Nightingale (1859) à atualidade.

“O que mais me chamou a atenção na palestra foi a questão da diferença entre ética e lei. Coordenado uma equipe de Enfermagem e nunca tinha parado para pensar que a visão legalista, sem considerar também a formação ética, pode ser a origem da dificuldade da equipe em aceitar novas diretrizes”, comentou a enfermeira Mildred Inácio Tavares Brito ao final da apresentação.


A palestra foi parte de um curso de aperfeiçoamento profissional voltado a enfermeiros atuantes na Atenção Básica

A aula do vice-presidente do COREN-SP foi parte do primeiro dia do curso “Instrumentalização de Enfermeiros para o Uso do Raciocínio Clínico na Qualificação da Assistência de Enfermagem”, oferecido pela EE-USP com o intuito de aperfeiçoar a formação de profissionais que atuam na Atenção Básica.

Como posso ajudar?