Palestras do COREN-SP elucidam aspectos éticos da atuação em Enfermagem

O COREN-SP, por meio de seus conselheiros, tem realizado palestras em todo o estado de São Paulo com o objetivo de contribuir para a formação ética dos profissionais de Enfermagem, bem como elucidar dúvidas referentes à atuação da autarquia. No dia 16 de janeiro, o primeiro-secretário do Conselho, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, esteve no Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da capital, onde falou sobre os “Registros de Enfermagem” aos profissionais da instituição.

O Hospital Regional de Pedreira recebeu palestra do COREN-SP em meados de janeiro

Durante o encontro, o conselheiro explicou a importância ética, legal e técnica da realização adequada das anotações de Enfermagem no prontuário do usuário. “O prontuário e os demais documentos, como os livros de ocorrência e os relatórios, constituem a finalização do processo de cuidar do paciente, servindo a muitos propósitos distintos, como defesas ou incriminação em processos, sendo fonte de consulta para inspeção da auditoria de Enfermagem, elaboração de estatísticas de atendimento e outros”, lembrou o primeiro-secretário.

Já nos dias 19 e 26 de janeiro, Marcus Vinicius esteve no Hospital e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, onde realizou a palestra “A Consciência da Enfermagem no Cuidar”. Em quatro horários diferentes, o representante do COREN-SP trocou experiências com os profissionais de Enfermagem da instituição. “Conversamos sobre a capacidade de que o profissional de Enfermagem tem de se conhecer, de saber sobre si, sobre seus semelhantes, sobre o mundo que o rodeia e sobre tudo o que diz respeito ao valor da vida”, detalhou.

O primeiro-secretário do COREN-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira e asprofissionais do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco

A realização de palestras em instituições de saúde está entre as atribuições dos conselheiros. O objetivo é discutir assuntos referentes ao campo de atuação da autarquia e suas implicações no trabalho cotidiano dos profissionais de Enfermagem.

Como posso ajudar?