COREN-SP forma Grupo de Trabalho sobre atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências

A formulação de propostas para a melhoria dos serviços de Enfermagem no Atendimento de Urgência e Emergência Pré-hospitalar motivou a criação de um novo Grupo de Trabalho (GT) do COREN-SP, que teve sua primeira reunião na tarde de segunda-feira (12/1), na sede da autarquia.

A necessidade de formação do GT surgiu de constatações da fiscalização do COREN-SP, que percebeu condições inadequadas de trabalho dos profissionais de Enfermagem do SAMU e de outros serviços relacionados.


A reunião inaugural do novo GT serviu para definir os métodos e diretrizes que o Grupo seguirá

“É importante ter aqui especialistas de cada área relacionada ao Atendimento de Urgências e Emergências Pré-hospitalares para que possamos elaborar diretrizes que poderão ser encaminhadas ao Conselho Federal de Enfermagem e ao Ministério da Saúde”, destacou o conselheiro Luciano da Silva, durante a reunião.

Além do Conselheiro Luciano e da chefe de Fiscalização do COREN-SP, Monique Cavenaghi, participam do GT os seguintes profissionais de Enfermagem: Sérgio Dias Martuchi, presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (COBEEM), que coordena o grupo; Carlos Eduardo de Paula, enfermeiro do Complexo Hospitalar Padre Bento, de Guarulhos; Eduardo Fernando de Souza, coordenador geral do SAMU Regional de Limeira; Egle Fernanda da Silva Matos, coordenadora de Enfermagem do SAMU de São Vicente; Lilian Pereira Costa Versuri, do SAMU da Unidade de Suporte avançado 780, de São Bernardo do Campo e Marisa Aparecida Amaro Malvestio, consultora do Ministério da Saúde.

A Presidência do Coren-SP participou da reunião inaugural, estando presentes, Mauro Antônio Pires Dias da Silva e  Fabíola de Campos Braga Mattozinho, que deram as boas-vindas aos participantes e explicaram como funcionam os grupos de trabalho, sendo estes vinculados às Câmaras Técnicas. Durante o encontro, foi frisada a autonomia do GT no que diz respeito à especificidade e particularidade das atividades desenvolvidas nesta área de atuação.


O GT de atendimento Pré-hospitalar conta com profissiopnais de todo o estado com experiência prática no atendimento de Emergências e Urgências Pré-hospitalares

Nessa primeira reunião foi realizado um brainstorming e teve início a definição do método de trabalho a ser seguido pelo grupo. “Vislumbro um trabalho com base metodológica Lean Six Sigma e que traga ao atendimento pré-hospitalar e seus profissionais uma sustentação científica e de segurança do paciente e das práticas assistenciais”, disse Sérgio Dias Martuchi, ao término da reunião.

O Grupo de Trabalho de Atendimento de Urgências e Emergências Pré-hospitalares deve se reunir novamente no dia 27 de janeiro, na sede do COREN-SP, para dar continuidade aos trabalhos. 

Como posso ajudar?