COREN-SP empossa Comissão de Ética da Secretaria de Saúde de Campinas

O COREN-SP empossou a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, na última quinta-feira (6), na sede da prefeitura da cidade. A nova CEE vai zelar pela conduta das equipes de Enfermagem de toda a rede municipal de saúde, composta por cerca de 1 mil profissionais.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, durante a cerimônia de posse da CEE de Campinas

O presidente da autarquia, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, conduziu a cerimônia de posse e explicou vários aspectos do trabalho da CEE. “A responsabilidade dos membros de uma CEE é grande, assim como a oportunidade de aprendizado que eles têm. As comissões podem evitar muitos mal-entendidos entre a equipe de Enfermagem.” Uma plateia de 55 pessoas acompanhou a posse, realizada no auditório vermelho da Prefeitura de Campinas.

Profissionais de Enfermagem prestigiam a cerimônia realizada no Auditório Vermelho da Prefeitura de Campinas

A conselheira Mônica dos Santos Silva, que acompanhou o presidente do COREN-SP na cerimônia, destacou o papel educativo das comissões. “Desejo que vocês não precisem ter muitas sindicâncias. Canalizem a energia naquilo que é fundamental, ou seja, a prevenção e a educação. Que esta CEE seja um órgão que previna os erros, pois sua função primordial é educativa e não punitiva”.

A conselheira Mônica dos Santos Silva, do COREN-SP, destaca o papel educativo das CEE

O aprimoramento dos serviços prestados foi o que motivou a coordenadora municipal de Enfermagem de Campinas, enfermeira Rosana Garcia, a formar a comissão: “Sentimos a necessidade de qualificar a assistência, pois isso nos ajuda em questões que apresentam critérios técnicos e que transcendem a gestão municipal. Vemos o COREN-SP como grande parceiro no fortalecimento da equipe de Enfermagem do nosso município”, destacou.

CEE da Secretaria de Saúde de Campinas, empossada pelo COREN-SP em 6 de novembro

As CEE são delegadas pelo COREN-SP e formadas por profissionais das próprias instituições, exercendo funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE podem ser obtidas clicando aqui

Como posso ajudar?