Novembro Azul alerta sobre as doenças tipicamente masculinas

O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003, a partir das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da realização de exames preventivos contra essa e outras doenças tipicamente masculinas, como o câncer de testículos. Na área da saúde, novembro também é considerado o mês de combate ao diabetes mellitus – causa normalmente agregada à campanha do Novembro Azul.

O COREN-SP promoverá ciclo de palestras em comemoração ao Novembro Azul, no COREN-SP Educação. 
Clique aqui para se inscrever!

Conhecido mundialmente como Movember, junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro), o movimento conclama os homens a deixarem o bigode crescer durante todo o mês, como demonstração de apoio à causa da saúde masculina. Com novos adeptos a cada ano, estima-se que atualmente mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo participem ativamente da campanha, em países como Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e África do Sul.

No Brasil, costumam ser realizados eventos em hospitais e instituições de saúde, como palestras e campanhas de exames de toque retal para detecção do câncer de próstata. Além disso, alguns prédios públicos e monumentos são iluminados de azul como parte da campanha. Este ano, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribuna Federal, em Brasília, assim como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro receberão iluminação especial na cor azul como forma de participação no Novembro Azul.

Câncer de próstata

Segundo o INCA (Instituto do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de casos da doença, no mundo.

É considerada uma doença típica da terceira idade – três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.  Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Como posso ajudar?