Ministério da Saúde orienta sobre transmissão dos vírus Ebola e Chikungunya

O Ministério da Saúde publicou em seu site informações sobre as doenças causadas pelos vírus Ebola e Chikungunya. As duas doenças têm recebido grande destaque na imprensa, nos últimos meses, sendo necessário que tanto a população quanto os profissionais da saúde estejam devidamente informados. 

Em relação ao Ebola, é destacada a importância da utilização de equipamentos de proteção individual por todos os profissionais de saúde que forem lidar com casos suspeitos da infecção. Também é imprescindível seguir, de forma precisa e inequívoca, todos os procedimentos de segurança.  

É importante lembrar que a possibilidade de ocorrer uma disseminação global do Ebola é muito baixa, devido às características do micro-organismo. Ainda não há casos confirmados da doença no Brasil. 

Chikungunya

Causada pelo vírus Chikungunya e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti (o mesmo da dengue) e Aedes albopictus, a doença tem 337 casos registrados no Brasil, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, em 11 de outubro.

Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue e um dos transmissores da febre Chikungunya 

Os principais sintomas do Chikungunya são: febre alta (acima de 39 graus), de início repentino, dores nas articulações de pés e mãos (dedos, tornozelos e pulsos) e, em alguns casos, dores de cabeça. Esses sintomas costumam durar de três a 10 dias. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas e sua letalidade é rara.

Os casos suspeitos de Chikungunya devem ser comunicados e/ou notificados em até 24 horas a partir da suspeita inicial. Qualquer estabelecimento de saúde, público ou privado, deve informar a ocorrência de casos suspeitos às secretarias municipais e estaduais de Saúde e ao Ministério da Saúde. 

Prevenção

Para evitar a transmissão do vírus, devem ser adotadas as mesmas medidas de prevenção a dengue, visando a eliminação dos criadouros de mosquitos, que se estabelecem em água limpa e parada. Verificar vasos de plantas, pneus velhos, vasilhames e manter a caixa d ́água tampada e as calhas desobstruídas.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde sobre o Ebola e o Chikungunya estão nos links abaixo:

Informações sobre o Ebola

Informações sobre o Chikungunya

Como posso ajudar?