COREN-SP homenageia Comissão de Ética do HCor

O pioneirismo do HCor – Hospital do Coração na formação da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) foi lembrado pelo COREN-SP com a entrega de uma placa comemorativa. A homenagem ocorreu na última quinta-feira (16), durante evento realizado em um dos auditórios do hospital, na capital paulista, com a participação do presidente da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, e da conselheira Nair Satiko Tachikawa.

Presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Dias da Silva, e conselheira Nair Satiko Tachikawa (à dir.) durante homenagem à CEE do HCor

Cerca de 40 profissionais da equipe de Enfermagem do hospital participaram da cerimônia. Após esclarecimentos sobre a atuação do Conselho, Dias da Silva frisou a importância das CEE: “As Comissões de Ética podem ter uma função política, de formação política dos profissionais. Além disso, elas são um braço do COREN-SP com funções, sobretudo, educativas e não punitivas como muitos profissionais ainda acreditam”.

A enfermeira Patrícia Mauzer, superintendente de Enfermagem do departamento de Oncologia do HCor, recebeu a placa em nome dos membros da Comissão de Ética do hospital. 

Dias da Silva fez questão de lembrar do caráter educativo das Comissões de Ética

Durante os agradecimentos, a enfermeira Ana Lúcia Abrahão, gerente de Enfermagem da Pediatria do hospital, falou do respaldo da CEE. “A Comissão de Ética não apenas garante a segurança da equipe de Enfermagem como um todo, como também a do paciente”, enfatizou.

A conselheira Nair Tachikawa concluiu: “Essa placa é uma forma de reconhecimento do COREN-SP pelo trabalho pioneiro desenvolvido pela CEE daqui do HCor, que é um exemplo para a Enfermagem de muitos outros hospitais”. 

Como posso ajudar?