COREN-SP promove palestras em comemoração ao Outubro Rosa

Em comemoração ao Outubro Rosa, o COREN-SP promove, nesta quinta-feira, dia 16, das 8h30 às 13h, Ciclo de Palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades serão realizadas no COREN-SP Educação, na capital, e são dirigidas aos estudantes e profissionais de Enfermagem. 

O objetivo é conscientizar as profissionais de saúde sobre as formas de prevenção e a estimular o debate sobre principais aspectos relacionados à doença. As inscrições estão encerradas e a expectativa é que 280 pessoas assistam às paletras dos diferentes especialistas convidados.  

A enfermeira Meire Rabelo, da Fundação Oncocentro, falará sobre “A Conscientização do Câncer de Mama”, seguida pelo cirurgião plástico Silvio Previde, que abordará as questões relacionadas ao tratamento cirúrgico e à reconstrução mamária. Já a advogada Rosana Chiavassa tratará dos direitos das mulheres com câncer de mama e a enfermeira Andréia Priosti dará depoimento sobre o enfrentamento à doença, enquanto mulher e profissional da saúde.

O COREN-SP Educação fica na Rua Dona Veridiana, 298 – Santa Cecília.
 

Outubro Rosa

Movimento mundial de conscientização sobre a prevenção ao câncer feminino, o Outubro Rosa surgiu em meados da década de 1990, nos Estados Unidos, com o intuito de ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desde então, o movimento popular foi difundido pelo mundo, até chegar ao Brasil, em 2002.  O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

Números

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos até o fim deste ano, representando 156 diagnósticos por dia. Em relação ao ano de 2012, são 4.440 ocorrências a mais da doença. Segundo o Instituto, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.

 

Como posso ajudar?