COREN-SP Educação recebe curso de qualificação em diabetes

O COREN-SP Educação abrigou, esta semana, a 26ª edição do “Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Educação em Diabetes”. A iniciativa integra o Projeto Educando Educadores, uma parceria da ADJ Brasil (Associação de Diabetes Juvenil) e da Sociedade Brasileira de Diabetes, com apoio e certificação da Federação Internacional de Diabetes (IDF) – Região da América do Sul e Central (SACA).

O encontro, realizado no COREN-SP Educação, discutiu diversos aspectos do tratamento do diabetes

O curso, que teve quatro dias de duração e carga horária de 40 horas, foi realizado de terça a sexta-feira (23 a 26/9) e incluiu oficinas diárias sobre procedimentos de cuidados a pacientes diabéticos, como: “Orientação alimentar na prática educacional”; “Conhecendo as insulinas e seus análogos” e “Monitorização da glicemia”, entre outros assuntos.

O curso beneficiou cerca de 70 profissionais, entre enfermeiros – maioria entre os participantes – nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, médicos, assistente social e biomédica. “O grupo, muito participativo, trouxe diferentes realidades no atendimento das pessoas com diabetes. Ficamos muito satisfeitos com os resultados desta edição”, comemorou a psicóloga Graça Maria de Carvalho Câmara, coordenadora do encontro e integrante do Conselho Consultivo da ADJ Brasil.

A iniciativa faz parte do Projeto Educando Educadores, que tem aval da Federação Internacional de Diabetes

O evento contou com palestras das endocrinologistas Denise Ludovico e Gláucia Duarte; da psicóloga e educadora Graça Câmara (ADJ); das enfermeiras Roseli Rezende (ADJ) e Elessandra Sicsu; da educadora física Sonia de Castilho (ADJ) e da nutricionista Tarcila Campos. Nova edição do curso deve ocorrer em novembro.

Como posso ajudar?