Palestra no COREN-SP Educação aborda aspectos legais da atuação da Enfermagem

Cerca de 50 profissionais de Enfermagem assistiram a palestra “Enfermagem X Pacientes: aspectos da internação”, realizada no COREN-SP Educação, na Capital, na última terça-feira (23/9). A advogada Rosana Chiavassa, especialista na relação entre prestadores de serviços de saúde e pacientes, falou das responsabilidades técnicas e éticas dos profissionais, e como proceder para não ser alvo de processo.

A advogada Rosana Chiavassa alertou sobre os riscos de processos no exercício da Enfermagem

“Entre todos os profissionais da saúde, os da Enfermagem são os mais expostos ao risco de serem processados, pois são eles que lidam no dia a dia com o paciente e a família desse paciente, durante praticamente toda a internação”, destacou Chiavassa. 

A advogada alertou os participantes sobre a importância de registrar corretamente todas as atividades realizadas no cuidado ao paciente; apontou a necessidade de não delegar funções aos acompanhantes e lembrou do dever que o profissional da saúde tem, perante a justiça, de fazer tudo ao seu alcance para salvar a vida de um paciente em estado crítico.  

Os participantes receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre questões legais

Rosana ressaltou também o modus operandi da justiça, durante a avaliação de certas situações. “Em caso de processo judicial envolvendo a relação entre um profissional de qualquer área e seu cliente ou paciente, a justiça sempre tende a favorecer aquele que possui menor conhecimento técnico sobre o assunto debatido, ou seja, o paciente. Daí a importância de o profissional estar sempre precavido quanto à sua atuação cotidiana”, explicou. 

A palestra no COREN-SP Educação encerrou o ciclo que contemplou várias regiões do Estado

A palestra “Enfermagem x Pacientes: aspectos da internação” , promovida pelo COREN-SP, percorreu o Estado, beneficiando várias regiões, entre as quais: Santos, São José do Rio Preto, Campinas e Guarulhos, além da Capital, onde o ciclo foi encerrado.

 

Como posso ajudar?