30 horas Já! Avançam negociações em Boraceia, Iaras e Cosmópolis

O COREN-SP tem intermediado as negociações, em diversos municípios paulistas, para a implementação da jornada de 30h semanais (sem redução salarial), por entender que a medida garante melhores condições de trabalho aos profissionais e maior qualidade ao atendimento à saúde.

A conselheira Ana Márcia Moreira Donnabella defendeu as 30h para a Enfermagem, no Plenário da Câmara de Iaras 

Graças ao apoio do COREN-SP, a jornada de 30 horas semanais tornou-se realidade em Paulínia, onde a lei que reduz a jornada foi publicada em julho. As negociações também avançam em Cosmópolis, Iaras, Boraceia, Guará e Louveira, que contam com grupos de trabalho empenhados em estender o benefício aos técnicos e auxiliares de Enfermagem, uma vez que os enfermeiros destes municípios já têm jornada reduzida.

Em Boraceia, onde o conselheiro Luciano da Silva esteve, no início de agosto, na companhio da conselheira Lucinéa Mesquita, ficou acordado, após reunião com o prefeito, o presidente da Câmara e os profissionais de Enfermagem, a redução imediata da jornada para 35 horas semanais, e a implementação das 30 horas, a partir do ano que vem. A justificativa é o impacto no orçamento.

O conselheiro Luciano da Silva (ao centro) com os profissionais do grupo de trabalho das 30h de Boraceia

No município de Iaras, na região de Itapetininga, as conselheiras Ana Márcia Moreira Donnabella e  Lucinéa Mesquita conversaram, em 18 de agosto, com a secretária de Saúde, Juliana Cristina Moreira, que ficou responsável pelo estudo de redimensionamento de pessoal. O objetivo é elaborar um relatório de impacto financeiro para defender o projeto junto ao prefeito. A reunião, realizada no Plenário da Câmara, contou ainda com a participação de vereadores e profissionais de Enfermagem.

As enfermeiras de Cosmópolis, que já contam com 30h, apoiam a ampliação da jornada também para os técnicos e auxiliares de Enfermagem

As conselheiras Ana Márcia e Lucinéa também estiveram em Cosmópolis, onde o assunto foi discutido no Plenarinho Benedito Antônio de Souza, na Câmara Municipal, junto com o grupo de trabalho formado por representantes dos técnicos e auxiliares de Enfermagem, além dos vereadores Nilton Cesar Tetzner e Eliane Lacerda Defáveri. A convite do conselheiro municipal, José Custódio Drumond, o grupo participará da próxima reunião do Conselho de Saúde, para explicar o porquê de reduzir a jornada. O objetivo é conquistar novos apoiadores para a causa.

As conselheiras Ana Márcia Donnabella (centro) e Lucinéa Mesquita (à direita) com profissionais de Cosmópolis

 

Como posso ajudar?