Seminário sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem reúne centenas de profissionais

O COREN-SP promoveu na última quinta-feira (14/08) o seminário “Sistematização da Assistência de Enfermagem: norteadora da conduta profissional”. Sucesso de público, a atividade foi realizada no Campus LIberdade da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas e debateu a importância da sistematização no processo de cuidar, bem como os aspectos éticos relacionados à profissão.

Seminário discutiu a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, destacou a fragilidade no atendimento, na sua opinião, consequência da má formação do profissional de Enfermagem. “O objetivo do evento é aproximar intelectuais de quem está trabalhando na ponta e despertar o interesse na sistematização e seu impacto nos cuidados com o paciente. É preciso refletir sobre a prática e os mecanismos, para evitar erros que prejudicam o paciente e atingem toda a categoria da Enfermagem”, analisou. Participaram também do encontro os membros das Câmaras Técnicas do Conselho, Marcília Rosana Crivelli Bonacordi Gonçalves, Paulo Cobellis Gomes e Consuelo Garcia Corrêa, além de integrantes do Grupo de Trabalho de SAE.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, falou sobre os aspectos éticos do exercício da profissão

A iniciativa do COREN-SP foi elogiada pela professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Tamara Iwanow Cianciarullo. “É a primeira vez que vejo um projeto como este, que busca aproximar o órgão fiscalizador e a universidade. A proposta é extremamente importante e deve ser valorizada, pois utiliza o desenvolvimento dos nossos conhecimentos diretamente na prática”. O evento teve ainda como palestrantes as enfermeiras integrantes do Grupo de Trabalho sobre SAE, Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua, Maria Helena Baena de Moraes Lopes, Rita de Cássia Gengo e Silva, Juliana de Lima Lopes e a fiscal do COREN-SP, Cristiane Garcia Sanchez. 

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, entre as palestrantes

Ao término das apresentações, os participantes puderam esclareceram dúvidas com as palestrantes e integrantes do grupo de trabalho. A docente de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip), Barbara Barbosa, aprovou a iniciativa. “Concordo com tudo que foi dito aqui. Atividades como esta beneficiam o profissional, a cadeia de Enfermagem como um todo e, consequentemente, a assistência à saúde”, enfatizou.

Como posso ajudar?